Cuiabá | MT 25/04/2024
Né !

Monólogo

Sexta, 21 de outubro de 2005

Apelo

O governador Blairo Maggi recebeu ontem no refeitório do gabinete do Palácio Paiaguas cerca de 40 representantes do setor produtivo de Mato Grosso, entre eles Famato, Fiemt, além do Sindipetróleo, representando o segmento de revenda de combustíveis.

Monólogo

A reunião, que a imprensa teve acesso somente para tomada de imagens, foi marcada na verdade por um verdadeiro monólogo, por determinação do próprio Blairo.

Ouvidos

Ao abrir a reunião, pediu desculpas pelo tamanho da sala, não esperava tanta gente e disse sou todo ouvidos para a seleta platéia.

Pito

Foi tão pontual em sua fala que impediu Cloves Vetorato quanto tentou explicar a posição do governo em resposta aos representantes da produção agropecuária estadual.

Caras

O clima, na verdade, estava para poucos amigos. Pela cara de alguns secretários, como Alexandre Furlan, a cobrança de ações por parte do governador deve estar sendo sistemática.

Candidato?

O super-secretário Pagot, por sua vez, foi todo sorriso antes da reunião, cumprimentando a cada um dos presentes.

Recado

Apesar de ouvir, ouvir e ouvir todos os reclames, o Rei da Soja mandou um recado indireto à torma da botina: quem não soube controlar as emoções na hora da vaca gorda, hoje está reclamando.

Redonda

Apesar da propalada crise do agronegócio - o que coloca todas as empresas em situação nivelada por baixo - o governador foi enfático ao afirmar que a sua empresa está em situação equilibrada. Ou seja: soube administrar no momento das vacas gordas.

O cristo

Todos os reclamantes fizeram questão de apontar o preço do óleo diesel no Estado como sendo um dos culpados pelo alto custo para o plantio e colheita, e então engataram no pedido do Sindipetróleo que há dois anos pleiteia a redução da alíquota do ICMS sobre o óleo diesel de 17% para 12%.

Menos, mas mais

Com dados que vem sendo trabalhados há três anos, o vice-presidente do Sindipetróleo, Edson Serrou Barbosa, e diretor nacional de Postos de Rodovias da Fecombustíveis, fez questão de enfatizar que vários estados que reduziram sua carga tributária sobre o combustível não sofreram queda na arrecadação. Pelo contrário, aumentou.

Estagnado

Serrou disse que enquanto a área plantada e a produção agrícola triplicaram em Mato Grosso, o segmento de revenda de óleo diesel permaneceu estagnado na faixa de 140 milhões de litros/mês.

Perdendo

E contou mais: que entre março e setembro deste ano o Estado teve uma redução na arrecadação sobre 150 milhões de litros de óleo diesel, em função do baixo preço praticado pelos estados do Sul, como Paraná e São Paulo, além de Minas Gerais e o vizinho Goiás.

E o social?

Vidraça nessa hora, o representando do Sindipetróleo fez uma avaliação: na píor da hipótese se o governo tivesse baixado a alíquota ele teria conseguido manter o equilíbrio financeiro na arrecação do Estado. O que teria de mais compensador ainda, seria que a ação resultaria em conquistas sociais, pois os postos de combustíveis do Estado estariam vendendo mais, contratando mais e portanto cumprindo seu papel social.

Ponto final

E o governador finalizou dizendo que não vai mexer no ICMS do preço do óleo diesel.

Empurrãozinho

Quarta, 19 de outubro de 2005

Acessório

A Polícia tem que estar atenta para o uso de lanternas por parte de alguns motoqueiros. Segundo testemunhas, ladrões estão utilizando o equipamento como acessório para observar o que há dentro dos veículos

Limpa

Como a grande maioria dos automóveis hoje têm película nos vidros, a visão natural fica obstruída, dai a bandidagem está se adequando para fazer o limpa em toca cd, dvd, porta-luvas, etc.

Suspeito ou não?

Por falar em polícia: é ou não é suspeito a abordagem rotineira por parte de PMs em locais escuros em algumas vias da cidade?

Logo onde?

Semana passada, na rodovia que dá acesso a fábrica da Coca Cola, alguns motoqueiros foram parados e vistoriados por dois PMs em uma viatura. O local era escuro. Três dos inspecionados eram casais de trabalhadores.

Empurrãozinho

O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Furlan, recebe uma força-extra ao ter que viabilizar solução para o Nortão de Mato Grosso sair da crise causada pelo agronegócio, pela operação curupira, pelo fim dos garimpos, etc.

Antenado

Prefeitos da região estiveram com o governador Blairo Maggi pedindo providências e alternativas para a população compensar a renda diante das perdas. De imediato, o governador antenou Furlan para apresentar uma alternativa.

Por acaso

Nada seria se Alexandre Furlan não fosse candidato a deputado federal no ano que vem.

Bíblia para Comunista

Terça, 18 de outubro de 2005

Semeando

Um grupo de evangélicos denominado Gideões o Campo, de Barra do Garças, fez uma visita de cortesia no final da tarde de sexta-feira, 14, ao prefeito Zózimo Chaparral (PC do B) quando na ocasião lhe presentearam com um exemplar da Bíblia Sagrada.

Mais visados

Zózimo foi o primeiro prefeito a receber a Bíblia Sagrada na região, já que o grupo pretende empreender outras visitas às prefeituras da região, passando por Pontal do Araguaia e Aragarças e Bom Jardim, estas duas últimas em Goiás.

Trabalho mundial

Os gideões são uma associação cristã de diversas denominações evangélicas e contam com mais de 155 mil membros em todo o mundo, está organizada em 179 países e militam em escolas, hospitais, órgãos públicos, quartéis, entre outros. Em todo o mundo já distribuíram mais de 1 bilhão de escrituras, impressas em cerca de 80 idiomas.

Debate dos mestres

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participa hoje às nove horas, na Assembléia Legislativa, de debate sobre as reivindicações da categoria, através de requerimento da deputada Vera Araújo, do PT.

Detalhando

O Sintep vai esclarecer a pauta de reivindicações encaminhada ao governo do Estado, que incluiu, além da questão salarial, aspectos educacionais, administrativos e previdenciários.
Os profissionais da Educação querem a reposição imediata de 16,36% - inflação do período de outubro/03 a setembro/04, conforme o INPC/IBGE, mais o resíduo do INPC do período de outubro/02 a setembro/03.

Os números

Além disso, os trabalhadores também cobram a reparação das perdas passadas - totalizando 75,39% em outubro de 2004, conforme o INPC/IBGE - para recuperar o poder de compra do salário praticado em janeiro de 1990, conforme o crescimento da arrecadação do Estado até 31/12/2006.

WC Precário

Está precário o funcionamento dos sanitários no Terminal da Salgadeira, em Chapada dos Guimarães. Com todo o discurso do prefeito Wilson Santos na inauguração de obras, esperava-se que alguma coisa havia melhorado. Tá de mal a pior.

Conquistas

Terça, 11 de outubro de 2005

Seo Aquilino

Mato Grosso perdeu no último dia 10, segunda-feira, Aquilino José da Silva, o ‘seo Aquilino, um dos seus mais importantes artistas populares. Ele esteve internado no pronto socorro municipal de Cuiabá, depois de sofrer um derrame.

Pela categoria

Considerado um ícone da cultura popular mato-grossense, o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, em nome dos servidores e prestadores de serviços a SEC, lamentou a morte.

Cururueiro

Aquilino, renomado cururueiro, dava aula de viola de cocho no Centro Cultural Casa Cuiabana. Era cuiabano e estava com 86 anos.

Lembranças

Em um evento promovido ontem à noite pela Fecomércio e Caixa Econômica Federal no Sesc Arsenal, o secretário chefe da Casa Civil, Antonio Pago, lembrou de seus tempos de atividade empresarial.

Participação

Disse que contribuiu para a criação de entidades de classe no extremo Oeste do Paraná e que viu - através da união das lideranças a solução de muitos problemas comuns.

Pouco mas...

Recordou, por exemplo, que chegou a colaboração na implantação de associação com 3 ou 8 pessoas, principalmente no ramo ceramista - grande atividade na região.


Conquistas

Pela primeira vez Mato Grosso conquistou duas medalhas nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, competição que até 2004 era chamada de Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A atleta Yolen Pinto foi prata nos 100m costas e Rodrigo Ogiwara conquistou bronze nos 100m peito. Yolen garantiu prêmio inédito para o Estado na categoria feminino. As provas ocorreram neste final de semana, em Brasília (DF).

Mais conquistas

Henrique Ferrari e Tainã Santana também participaram das provas finais das olimpíadas. Ferrari ficou em 4º lugar nos 100m borboleta e Tainã em 7º lugar nos 100m costas.

Rumo a Goiás

A próxima disputa dos atletas ocorre nos dias 04, 05 e 06 de novembro, no Campeonato Centro-Oeste Infantil e Juvenil de Natação, que será realizado em Goiânia (GO).

Bombeiro

Quinta, 06 de outubro de 2005

Mais uma...

Vira e mexe e a empresa Brasil Telecom arruma pra cabeça do cliente. A última agora é que quem tem contrato de acesso a ADSL é obrigado a, toda vez que for acessar a internet, a inserir senha na página da empresa.

Homologar ?

Um usuário ontem, por exemplo, ficou toda a manhã sem conseguir acesso e, ao falar por telefone com a Brasil Telecom, informaram que o equipamento que o mesmo utiliza (da marca SpeedStream, modelo 5200) não é homologado junto a Brasil Telecom.

Quebrando galho

Indignado explicou para o atendente da empresa de telefonia que já utiliza o sistema há quase dois anos, através da própria Brasil Telecom. Do outro lado da linha o funcionário decidiu por liberar o acesso à internet temporariamente.

Policiamento

Afinal de contas, pra que serve o controle da empresa no acesso à internet se o cliente tem que ser policiado e incomodado toda vez que for utilizar o serviço que ele paga, é caro e de má qualidade?

Um lado...

A crise no setor de agronegócios tem gerado todo tipo de informação negativa por parte das indústrias de equipamentos e implementos agrícolas.

Outro lado

Porém, por outro lado, o que se vende de caminhonete de luxo...

Coisa de japonês

Quem gosta de sobá e yakisoba anota ai: Pastel Mania. Na rua Miranda Reis, ao lado da Delegacia Metropolitana. Na condução o japonês Américo, a mulher, filhos e bons atendentes. Sempre às quartas e sextas-feiras. Ah, também tem pastel. Tudo a ver.

Recado

O SesiVida, plano de saúde do Sistema Fiemt, mandou um recado tímido para os donos de hospitais. Em nota afirma que o pagamento de débitos estava acordado por datas, mas que os hospitais não apresentaram suas faturas até o momento. A operadora disse ainda que são apenas dois hospitais com tais pendências, o que não deveria resultar em paralisação, como anunciou o Sindicato dos Hospitais de Mato Grosso – Sindessmat.

Na rua

Começam a ser concorridos os caixas eletrônicos de Cuiabá e Várzea Grande, instalados fora das agências bancárias. Com a greve dos bancários essa é a opção temporária. Porém bastante insegura para a população.

Causa justa

Do reclame por melhores salários (com razão, pois já foi-se o tempo que a profissão representava status) a categoria apresenta uma proposta importante: a ampliação do horário de atendimento ao público pelas agências bancárias.

Perguntar não ofende O governador Blairo Maggi anunciou investimentos ao vizinho município de Várzea Grande. Resta saber se ele não está atuando como bombeiro...

205 - 206 - 207 - 208 - 209

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114