Cuiabá | MT 29/03/2024
Irajá Lacerda
56325b10d01434976b7770e41ed1fa39
Quinta, 20 de agosto de 2020, 21h06

A eterna conta que não fecha

 

 

Há cerca de 10 anos, o Brasil vem mantendo um índice que gera, literalmente, um alto custo para os cidadãos. Nesta década, a média de dias trabalhados para pagar tributos foi de cinco meses e um dia. Nos anos 80, por exemplo, a média era de dois meses e 17 dias, o que demonstra um aumento considerável da carga tributária nas últimas décadas.

 

Os dados constam em um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento de Tributação (IBPT). Até o dia 30 de maio deste ano, o contribuinte trabalhou somente para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. O estudo concluiu que essa tributação representa, em média, 41,25% em relação à renda - patrimônio e consumo - do cidadão brasileiro.

 

Em outro estudo, o IBTP constatou que, entre os 30 países de maior carga tributária no mundo, o Brasil é o que dá o pior retorno à população em relação aos valores arrecadados, ou seja, o Brasil cobra muito e entrega pouco. Cada país tem sua própria forma de arrecadar e destinar esses recursos para a população. Nos Estados Unidos, por exemplo, o norte-americano trabalha 96 dias para pagar seus tributos, ou seja, 36% menos dias em comparação com o Brasil.

 

É importante mencionar que países ricos também têm altas taxas de tributação, mas o retorno dos benefícios ao cidadão comprova porque pertencem ao “primeiro mundo”. Os elevados indicadores sociais proporcionam qualidade de vida aos habitantes desses países, ao contrário do que ocorre no nosso país. Atualmente, o Brasil ocupa a 79ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), muito abaixo de países que até cobram menos impostos de seus cidadãos.

 

Os tributos são arrecadados para promover o desenvolvimento social e financiar projetos que auxiliem a população em diversas áreas, como saúde, educação, segurança, entre outros. O cidadão brasileiro paga dezenas de impostos: sobre a renda, que é o Imposto de Renda; sobre propriedade, como o IPTU e IPVA, e sobre serviços e produtos utilizados ou adquiridos, como o IPI e o ICMS.

 

Se levarmos em consideração a carga tributária imposta, os investimentos nessas áreas deveriam ser infinitamente maiores. E uma das principais causas dessa discrepância é o aumento dos gastos públicos. O governo federal está tentando implementar um teto de gastos, mas ainda assim é preciso cortar mais, pois somos nós, consumidores, que pagamos esta conta que nunca fecha.

 

Temos que cobrar mudanças e melhorias para que nossos impostos sejam utilizados da melhor forma possível e, neste ano atípico, em função da pandemia, o uso correto dos impostos se torna ainda mais essencial, já que temos uma crise econômica e a retomada dependerá de medidas efetivas. Em ano eleitoral, teremos mais uma oportunidade para escolher representantes e gestores públicos que tenham responsabilidade com os recursos públicos e capacidade para fazer mais gastando menos.

Irajá Lacerda é advogado e presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB-Mato Grosso, presidiu a Câmara Setorial Temática de Regularização Fundiária da AL/MT e-mail: irajá.lacerda@irajalacerdaadvogados.com.br
MAIS COLUNAS DE: Irajá Lacerda

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114