Cuiabá | MT 16/04/2024
Lusanil Cruz
77385b92c5a7f82bbe626a360a3d799c
Quinta, 01 de outubro de 2020, 17h36

Como anda sua conduta ética-profissional?

Ao pensarmos em excelência profissional, não nos basta estarmos em constante aperfeiçoamento.

A conquista da credibilidade profissional impõe que assumamos uma postura ética, congruente, isto é, harmônica com o que se propõe. Uma postura nesse tom haverá de despertar mais confiança, respeito dos colegas e superiores. A ética e a coerência compõem o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano no seio da sociedade.

Não esquecidos de que passamos tempo significativo de nossa vida na empresa, nossa convivência terá que ser agradável, convite à harmonia com os que nos cercam. Com a ética e a congruência, o ambiente de trabalho se revela mais prazeroso, mais leve.

Qualquer pessoa que ambicione uma carreira de sucesso, deve perseguir este foco para atingir estatura profissional: ter conhecimentos técnicos, habilidades, capacidades e estratégias bem desenvolvidas, tudo amarrado a um bom relacionamento com os colegas e superiores imediatos, flexibilização no agir, comunicação eficiente. Somados, completam os atributos que são valorizados no âmbito de uma instituição.

No trabalho, a ética se legitima pela atuação do líder justo, aquele que vê diferenças entre seus liderados, objeto que são de seu profundo respeito e igualdade, abrindo-lhes oportunidade real de aprimoramento, desenvolvimento e crescimento. Direi mais: é ilustrada por profissionais corretos, responsáveis e comprometidos em entregar o que melhor puderem, tanto à empresa quanto ao mundo.

Em acréscimo, é de notar que a ética profissional encena um elemento que sinaliza diferença na qualidade de vida das pessoas.
No dia a dia, em muito colabora a construção de um ambiente propício de cooperação e respeito mútuo entre os pares. Na prática, isso proporciona aos colaboradores, condições de exercer suas funções de forma decente e confiável, sem desrespeitar os valores que têm guardado, provendo resultados positivos sem que para tanto tenham que burlar regras ou trapacear.

Bem propositado o pensamento do filósofo Mário Sérgio Cortella: “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal”.

Então, sejamos éticos.

Lusanil Cruz é de Cuiabá, Mato Grosso e formado em Economia e Direito.

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114