Carnaval: Mobilização pelo Feminicídio Zero terá ação na Sapucaí pelo fim da violência contra a mulher

publicidade

Neste carnaval, a campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” estará exposta em diversos espaços do Sambódromo da Marquês da Sapucaí, no Rio de Janeiro/RJ. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, estará presente nos dias 2 e 8 de março para reforçar o coro pela erradicação da violência contra a mulher. Também estão confirmadas as ministras Anielle Franco (Igualdade Racial), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas), além de parlamentares.

Um dos pontos altos será a faixa da campanha na Avenida, carregada por dezenas de mulheres representantes de diferentes movimentos e comunidades do Rio de Janeiro em cada dia de desfile, antes da entrada das escolas (2, 3 e 4 de março). As peças também estarão em paineis, adesivos nas portas dos banheiros, bottons, materiais gráficos e inserção de mensagens da campanha ao longo da locução do desfile. 

No dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, será o desfile das campeãs no Sambódromo, quando haverá novas ações. As principais atrações artísticas do Sambódromo neste dia são Ivete Sangalo e Anitta.

Leia Também:  Mais de 2.000 profissionais já participaram do curso "Escolas ON, Violências OFF" para proteger meninas na internet

“A mobilização, que vem desde agosto do ano passado, busca fazer com que a sociedade brasileira entenda que ela precisa se meter na violência contra as mulheres. Então nós já fomos para os estádios de futebol e agora estamos no Carnaval, que é outra paixão nacional. A nossa ida às quadras das comunidades, aos ensaios das escolas, é exatamente para estabelecer a relação com a comunidade para que possamos ter uma continuidade efetiva na mobilização”, explicou a ministra Cida Gonçalves.

A iniciativa do Ministério das Mulheres é uma parceria com o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). A campanha é uma mobilização nacional permanente e nesta ação no carnaval carioca espera impactar mais de 5 milhões de espectadores que passarão pelo espaço, considerando também os dias de ensaios técnicos. 

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – também estará na avenida, presente nas peças da campanha para esclarecer dúvidas acerca das violências e pular o carnaval livre de assédio. O Ligue 180 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e está disponível também no WhatsApp pelo número (61) 9610-0180.

Leia Também:  "É necessário planejamento político para encarar o debate da desigualdade em nosso país", destaca Cida Gonçalves durante lançamento do Raseam 2025

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação do Ministério das Mulheres
Tel.: (11) 97217-4720 | [email protected]

Fonte: Ministério das Mulheres

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide