Casa da Mulher Brasileira: unidades de São Luiz/MA e Teresina/PI implementam o Sistema UNA

publicidade

Com a finalidade de enfrentar a escassez de dados oficiais referentes às políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres o Sistema Nacional de Dados das Casas da Mulher Brasileira – UNA – foi idealizado. Lançado no final de 2024, fruto da parceria entre o Ministério das Mulheres e a Dataprev, a plataforma integra serviços e estreita comunicação entre as unidades espalhadas pelo Brasil. 

Entre os dias 24 a 28 de fevereiro foi  implementado o Sistema UNA nas Casas da Mulher Brasileira de São Luiz/MA e Teresina/PI. A capacitação foi realizada pelas equipes do Ministério das Mulheres e da Dataprev. As casas foram escolhidas para o projeto-piloto por não terem sistemas adequados implementados. Em São Luís tem uma uma casa antiga e Teresina inaugurou sua CMB em março de 2024.

“Com a plataforma, a consistência dos dados nos permitirá compreender cada situação de forma mais clara e elaborar políticas públicas direcionadas às demandas específicas de cada localidade. Além disso, teremos uma comunicação mais ágil e eficiente entre os serviços da Casa da Mulher Brasileira, entre as próprias casas e com o Ministério das Mulheres”, destacou a coordenadora-geral de Prevenção à Violência Contra Mulheres, da Diretoria de Proteção de Direitos (Senev), Simone Souza.

Leia Também:  MMulheres assina repasse de R$ 19 milhões para construção da Casa da Mulher Brasileira em Maceió

Ela complementou que “o termo de adesão à plataforma será estendido também aos centros de referência e abrigos para mulheres em situação de violência. Dessa forma, poderemos obter informações confiáveis e abrangentes sobre a realidade das mulheres em todo o país”.  A  assessora da Secretaria Executiva do Ministério das Mulheres, Viviane Cesario, também participa das capacitações juntamente com a coordenadora Simone.

A  analista de Relacionamento Comercial da Dataprev (DERC), Renata de Souza Luis, “a integração das áreas dará mais proteção, acolhimento e dados confiáveis para que haja um fluxo padrão em todas as Casas da Mulher Brasileira”.

Até junho todas as Casas da Mulher Brasileira contarão com o Sistema UNA.

Sobre o Sistema UNA
Além de coletar e organizar os dados de maneira padronizada e estruturada e, com isso, agilizar o atendimento às mulheres em situação de violência, a proposta objetiva evitar a revitimização e utilizar os dados coletados para formular ou aprimorar as políticas públicas direcionadas às mulheres. Outro ganho que a ferramenta traz é a possibilidade de análise de demandas regionais, contribuindo para o aprimoramento da gestão dos equipamentos públicos e a implementação de ações mais eficientes e direcionadas. 

Leia Também:  Mais de 2.000 profissionais já participaram do curso "Escolas ON, Violências OFF" para proteger meninas na internet

Painel de Monitoramento
O novo sistema faz parte de uma série de ações que o Ministério das Mulheres vem desenvolvendo para o aprimoramento das Casas da Mulher Brasileira, no âmbito do Programa Mulher Viver Sem Violência (Decreto 11.431/2023) e do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios (Decreto 11.640/2023).

Atualmente, 10 Casas estão em funcionamento no país: Campo Grande/MS, Fortaleza/CE, Ceilândia/DF, Curitiba/PR, São Luís/MA, Boa Vista/RR, São Paulo/SP,  Salvador/BA, Teresina/PI e Ananindeua/PA, essas últimas três inauguradas na atual gestão; e outras 27 unidades estão em fase de implementação.

Para o acompanhamento das fases de implantação das Casas da Mulher Brasileira e dos Centros de Referência da Mulher Brasileira, o Ministério das Mulheres disponibiliza o Painel de Monitoramento com fotos, dados, valor investido em cada unidade e a previsão para a próxima fase de execução, com atualização mensal. 

 

Fonte: Ministério das Mulheres

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide