O gás natural emite menos CO2 do que outros combustíveis fósseis |
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados discute na terça-feira (19) a cadeira produtiva do gás natural veicular. A audiência será realizada a partir das 17 horas no plenário 5, a pedido do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).
Mendonça Júnior afirma que, nos últimos anos, as preocupações com os impactos dos combustíveis fósseis no meio ambiente têm estimulado discussões sobre a diversificação da matriz energética.
"Nesse cenário global de crescente conscientização sobre as questões ambientais e a necessidade de transição para fontes de energia mais limpas, o gás natural veicular emerge como uma peça-chave na matriz energética brasileira", afirma o deputado.
Ele lembra que o gás natural é uma fonte de energia primária amplamente disponível, com custos competitivos e emissões de CO2 mais baixas em comparação com outros combustíveis fósseis.
"No entanto, para colher os benefícios econômicos do gás natural veicular, é essencial superar os desafios logísticos e regulatórios associados, investindo na infraestrutura de escoamento, processamento e transporte", alerta Mendonça Júnior.
Quem vai participar:
Cadeia produtiva do GNV e seu impacto no desenvolvimento econômico
Local: Anexo II, Plenário 05
Início 19/12/2023 às 17:00
Situaçao Convocada
Informações
(REQ 49 e 54/2023 CDE, do deputado Félix Mendonça Júnior)
1) Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado
2) Associação Brasileira do Biogás
3) Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN
4) Federação Nacional da Insperação Veicular
5) Sind. do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes
6) Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios
7) Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência no Estado do Rio de Janeiro -SindEstado
AgC