Feira do setor madeireiro apresenta diversos eventos paralelos e investe na neutralização da emissão de carbono – CO²
De 24 a 28 de maio, a cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), receberá a Femade 2010 – Feira Internacional para a Indústria da Madeira, Móveis e Setor Florestal. O evento, que será realizado no Expotrade, vai reunir cerca de 100 expositores da cadeia produtiva de madeira do Brasil e do exterior, e a previsão da organização (Hannover Fairs Sulamérica) é receber aproximadamente 13 mil visitantes.
Em eventos anteriores, empresários conhecem lançamentos de equipamentos.
“O número de expositores aumentou 44% de 2008 para 2010, saltando de 66 para 96 empresas. Parte desse crescimento também se deve a maior presença de empresas internacionais”, destaca Constantino Baümle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica.
Em 2010, as companhias internacionais representavam apenas 4,5% dos expositores. Nesta edição, o número saltou para 30%. “Asiáticos, europeus e latino-americanos desejam investir no Brasil, em especial no mercado de madeira e móveis, e estão apostando na Femade para prospectar este mercado”, conta Baümle, acrescentando. “A comercialização internacional da feira pela Deutsche Messe AG foi extremamente positiva”.
A FEMADE 2010 contará com a participação de expositores de 12 países: Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Itália, Paquistão, Peru e Taiwan. A organização também preparou uma área de exposição externa, com a presença das empresas Máquinas Bruno, Montana Agrícola, Planalto, Roster e Terex.
Sustentabilidade – No planejamento e organização da Femade 2010, a Hannover Fairs Sulamérica, em parceria com a Área de Conhecimento em Meio Ambiente do Senai/CIC, está adotando ações que irão contribuir para a sustentabilidade ambiental do evento. A feira incentivou a montagem de estandes com baixo impacto ambiental e economia de energia elétrica, além de reciclagem e reaproveitamento dos resíduos do lixo produzido no evento e realização de inventário das emissões de CO², incluindo o deslocamento de expositores e visitantes, para a posterior neutralização dessas emissões de CO².
Eventos paralelos – Na feira, acontecerão eventos paralelos como a “Expo Marcenaria”, onde especialistas do SENAI/Cetman e do SEBRAE-PR irão ministrar palestras sobre qualificação profissional. Haverá ainda uma linha de montagem fabril com 800m², que vai mostrar a inovação tecnológica existente e a racionalização do processo produtivo de uma marcenaria. Posteriormente, os móveis sob medida produzidos durante o evento serão doados para duas instituições beneficentes de Campo Largo (PR): Associação Aldeia São José e Creche Anjo da Guarda.
A Femade realiza ainda o 1º Fórum Brasileiro de Revendas de Produtos para Marcenaria, agendado para o dia 26 de maio, das 14h às 17h. O evento terá como tema central “O futuro da marcenaria - diagnóstico e perspectivas para o setor”.
Outro evento paralelo da Femade 2010 é o Seminário “O Uso Sustentável da Madeira”. A programação inclui discussões desde oportunidades de negócios para produtos certificados até temas técnicos, como tecnologia de produção e mercado para pastilhas produzidas a partir de sobras do processamento de madeira. Até sexta-feira (dia 21), cerca de 140 pessoas, de 12 Estados, já haviam confirmado presença no Seminário, que acontecerá nos dois primeiros dias da feira (24 e 25 de maio) e é gratuito, porém tem vagas limitadas.
No site da feira - http://www.feirafemade.com.br – é possível obter mais informações sobre a Femade 2010 e realizar o credenciamento antecipado.
SERVIÇO
FEMADE 2010 - Feira Internacional para a Indústria da Madeira, Móveis e Setor Florestal
Quando: 24 a 28 de maio
Horário: 13h às 21h
Onde: Expotrade Convention Center (Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454), em Pinhais (PR)
Informações: www.feirafemade.com.br