O atendimento ao cliente nas empresas tem ficado cada vez mais complicado. Aquelas que vendem produtos - alimentícios, materiais de construção, peças de veículos ou tantas outras - enfrentam o problema mais grave pois tem estoque e sem venda é dinheiro que não gira.
Quase igual em problemas, mas cujo estoque não é investimento da empresa e sim do cliente, está o setor de imobiliárias em Cuiabá, em praticamente todas.
O cliente que liga em uma imobiliária para locação ou compra de um imóvel (residencial ou comercial) enfrenta dificuldades já no atendimento do telefonema. As atendentes tem dificuldades na linquística, além da qualidade das ligações. Os questionamentos sobre onde está localizado o imóvel pretendido, nome de rua, número e bairro é um tormendo para o pretendente pois ele é obrigado a saber de todos esses detalhes, pelo simples fato de que a imobiliária (locadora ou vendedora) não identifica suas placas com um código para facilitar o futuro cliente.
Sugerir esse tipo de complemento (colocar um código do imóvel para facilitar a vida do pretendente) tem sido uma tarefa difícil para quem faz tal pedido nas imobiliárias. A primeira é a falta de entendimento de como seria o tal código. Depois a alegação que internamente é complicado, pois não tem um sistema, são vários corretores e, enfim, a sugestão nunca é acolhida.
Por último as empresas que atendem ligações, quase sempre exigem que o cliente deixe o número do telefone, com WhatsApp pois um 'profissional" "voltará a dar retorno".... pelo WhatsApp.
Quem está em uma sala, confortavelmente sentado, com ar condicionado, não se preocupa em imaginar que de frente àquela placa, em frente ao imóvel, está um cidadão sob um sol escaldante de Cuiabá buscando uma resposta o mais breve possível sob algo que ele pretende gastar ou investir o seu próprio dinheiro.
Mais dias, menos dias, a robotização poderá ser a solução para facilitar a vida de... humanos.