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A Fiat lançou a nova Toro, a picape da montadora, em nove versões. Agora, o mix de SUV com caminhonete vai oferecer aos motoristas e passageiros mais tecnologia e conexão. A atualização do modelo é, para a montadora, a “mais importante evolução desde o lançamento”, que aconteceu em 2016.
A central multimídia do veículo foi repaginada, agora com 10,1 polegadas, na vertical, com diversos serviços conectados. Entre eles, manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com wi-fi dedicado. Para esse acesso, a Fiat fechou parceria com a Tim, por ter a maior rede de Internet das Coisas (IoT) no país. A operadora de telefonia vai fornecer o eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário.
A Toro ganhou renovações tecnológicas também nos freios. Agora, ela tem o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) nas versões Ranch e Ultra, sendo opcional para as configurações Freedom e Volcano. A Toro Endurance, porém, ficou de fora do equipamento de auxílio ao motorista.
O ADAS tem uma frenagem autônoma de emergência (AEB, na sigla em inglês), a comutação automática de farol (AHB) e aviso de saída de faixa (LDW). O primeiro funciona através de uma câmera posicionada na dianteira do carro, detectando a distância do veículo da frente. Ao se aproximar muito, o motorista recebe um sinal sonoro e visual, seguido de um acionamento leve do freio.
O AEB funciona também se o sistema detectar que o freio não recebeu força o suficiente, aumentando a pressão até o nível necessário para evitar uma colisão. Caso o motorista não reaja a um risco imediato de batida, o sistema também pode frear totalmente a Toro.
Pelo AHB, o veículo acende ou apaga os faróis, analisando diversas formas de luzes, entre faróis, luzes traseiras e luz ambiente. Essa parte funciona por uma câmera montada no espelho retrovisor. Ele também desliga faróis altos se perceber outras luzes de carros se aproximando. Os faróis do carro são Full LED.
Já o LDW, aviso de saída de faixa, usa a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem. Se o carro estiver prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, ela avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro e uma vibração do volante.
Nova Ranch Turbo Diesel AT9
Por dentro, a nova Fiat Toro tem também o Cluster Full Digital 7’’ em todas as versões. Nela, o painel de instrumentos é completamente digital, com tela TFT para melhor visualização das informações e mensagens sem abreviações. Os modelos com câmbio automático AT6 vão ser vendidos com a função Neutral Function, que coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo para em drive (D), para economizar combustível.
Confira as versões da nova Fiat Toro:
OlharDigital