Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quarta, 09 de junho de 2010, 21h05
Boom

Setor de frigoríficos investe mais de R$ 5 bilhões em Nova Mutum


Considerado um dos municípios com maior índice de desenvolvimento humano (IDH) e consequente crescimento da economia local, Nova Mutum (269Km ao Norte de Cuiabá) vem se destacando, dentre as 141 cidades de Mato Grosso, também pelo ritmo acelerado da construção civil e loteamentos.

Outro fator considerável para que o município esteja em verticalização econômica são os incentivos fiscais e a política de atração de investimentos do Governo do Estado, que atraem a instalação de indústrias e frigoríficos na região, que, devido a possibilidade de geração de emprego e renda, desenvolvimento municipal e giro de negócios, beneficiem não só a economia local, mas também os números financeiros estaduais. São frigoríficos de suínos (Excelência), aves (Perdigão), indústria de sucos (Melina) e alimentícias (Bunge), entre outras, que somados os investimentos ultrapassam o montante de R$ 5 bilhões. Atividades como a agricultura fazem deste município um dos maiores produtores de soja do Estado. As principais culturas são soja, arroz e milho e ainda destaca-se a pecuária.

Todo o processo de desenvolvimento da cidade e a decisão de instalção de novas empresas no município se deve à logística e alternativas na malha viária que possibilitam outras saídas, além da BR-163, para o escoamento da produção. Nova Mutum faz divisa com os municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Rosário Oeste, Nobres, Diamantino, São José do Rio Claro, Nova Maringá e Tapurah. Com a aplicação de recursos da administração estadual nos últimos sete anos em infraestrutura das estradas o desenvolvimento chegou mais rápido do que se esperava.

Aos poucos, o cenário econômico de Mato Grosso tem mudado graças ao respaldo do Governo do Estado, fazendo com que grandes empreendimentos nas mais diversas áreas se instalem na região, com o objetivo de alcançar o primeiro lugar como produtor nacional de alimentos transformados, acrescendo ao título de maior produtor nacional de grãos.

Com pouco mais de 35 mil habitantes, Nova Mutum possui uma taxa de crescimento anual de 15%, enquanto que a média nacional gira em torno de 7%. O crescente desenvolvimento industrial, fez com que a população local notasse o aumento da mão-de-obra qualificada, fazendo com que Nova Mutum atingisse um índice zero de desemprego. Ao passo desse constante crescimento faltam moradias que atendam a demanda.

Para o empresário Flavio da Silva Costa, 48 anos, que presenciou o ‘boom’ do crescimento no município a política de habitação deve ser emergencial para suprir as necessidades daqueles que são contratados pelos empreendimentos locais. “Temos acompanhado esse crescimento de perto e as ações do Governo para a melhoria da nossa economia. Mas é preciso que o crescimento da construção de casas seja também no mesmo ritmo. Sobra emprego aqui, porque muitos não tem onde morar. Acreditamos nas propostas do governador, que tem falado muito em política de planejamento e confiamos que mais melhorias serão feitas”, destacou.

EXPOMUTUM

Outra forma de fomento à economia local é a Exposição Agrícola, Comercial e Industrial (Expomutum 2010) que começa nesta quarta-feira (09.06) e segue até o próximo dia 13, no Parque de Exposições José Aparecido Ribeiro. A Exposição contará com a presença do governador do Estado, Silval Barbosa, que vai conferir as muitas novidades dos estandes. Além disso haverá rodeio e shows nacionais.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114