Cuiabá | MT 16/04/2024
Economia
Sexta, 20 de maio de 2022, 17h03

Chinesa XCMG e RISC marcam o início das atividades no Parque Tecnológico MT


 

.

A chegada da gigante chinesa Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) marca o início das atividades empresariais no Parque Tecnológico Mato Grosso, localizado no Chapéu do Sol, em Várzea Grande. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Maurício Munhoz, nesta quinta-feira (19.05), em audiência com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.

As negociações para a instalação da XCMG foram conduzidas diretamente entre Munhoz e o diretor de Projetos da empresa no Brasil, Tian Dong. A empresa é a quinta maior do mundo na fabricação de máquinas pesadas para construção civil. A primeira linha de produção fora da China está instalada no Brasil, no município de Pouso Alegre (MG).

 

Reunião com o prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat e o sociólogo Sílvio Monteiro.
 

Uma estrutura moderna de contêineres será instalada provisoriamente pela Prefeitura de Várzea Grande para a chegada da empresa. O espaço será adequado no próprio Chapéu do Sol, a poucos metros das obras do Parque Tecnológico. A expectativa é de que em menos de 60 dias a gigante chinesa inicie suas atividades em Mato Grosso.

Maurício Munhoz tem realizado uma série de tratativas nacionais e internacionais, para identificar interessados no investimento de tecnologias, nas mais diferentes bases e estratégias de atuação.

“O Parque hoje está ancorado em três eixos estruturantes: a produção de tecnologia social, ambiental e governamental. Aparentemente independentes, os eixos se convergem e se relacionam na busca de soluções para os mais diferentes arranjos. Nossa proposta é reunir ofertas das mais diferentes tecnologias e colocar os atores para se falarem, linkar as cabeças pensantes. Hoje o mundo é network. Tem gente produzindo todo tipo de tecnologia, nos mais diversos ambientes e precisando se conectar. A vinda da XCMG não significa que ela vai produzir maquinário em Mato Grosso, mas traz consigo tecnologia e soluções para outras demandas. É relacionamento”, defendeu Maurício Munhoz.

RISC - A fabricante chinesa estará ao lado de um dos mais promissores projetos mato-grossenses: as Redes Inteligentes e Soluções Criativas (RISC), desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O projeto se tornou referência, dentro e fora do Estado, pela busca por modelos inovadores de interação com a sociedade e pela versatilidade em produzir tecnologia social.

A Seciteci fará toda a modelagem do espaço para a chegada do projeto no Parque Tecnológico. O Núcleo de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (RISC), é executado no Campus de Cáceres, sob a coordenação do professor e doutor, Robson Gomes de Melo.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114