Cuiabá | MT 09/08/2022
Economia
Quarta, 20 de julho de 2022, 13h41

ABGD e Huawei oferecem curso Road Show sobre energia solar em Mato Grosso


Road Show ABGD HUAWEI Solar acontece em Várzea Grande, no Mato Grosso, e oferece cursos sobre energia solar para a população

.


Realizada em uma carreta-escola equipada com sistema fotovoltaico, a iniciativa tem capacidade para beneficiar até 200 pessoas; o Road Show estará na cidade nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de julho

A carreta-escola “Road Show ABGD Huawei Solar”, iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a Huawei e apoio de outras empresas do mercado de energia solar, iniciou em junho seu segundo giro pelo Brasil – e a próxima cidade visitada está no Estado do Mato Grosso, na cidade de Várzea Grande - região metropolitana de Cuiabá. O programa oferece dois cursos diferentes, sobre fundamentos dos sistemas fotovoltaicos (energia solar) e técnicas para instalação de painéis solares à população local.

O “Road Show Huawi Solar” é um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa funcional alimentada por energia solar.

São três os objetivos do projeto: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso. "O Road Show tem como foco ensinar a população a respeito dos benefícios que a energia solar oferece, além de capacitar ainda mais as pessoas que já atuam nesse segmento. Para isso, vamos percorrer todas as regiões do país”, comenta Guilherme Chrispim, presidente da ABGD.

Durante a primeira edição do “Road Show Huawei Solar”, realizada de maio de 2021 a abril de 2022, a carreta passou por 68 cidades, em 20 Estados e no Distrito Federal, capacitando 2.833 pessoas. Foram 31.179 quilômetros rodados – sete vezes a distância do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) – e cerca de 1.200 horas de aula. Desta vez, o veículo deve percorrer cerca de 21 mil quilômetros, passando por aproximadamente 44 cidades em 20 Estados e no Distrito Federal, beneficiando mais de 4 mil pessoas.

Em Várzea Grande, a unidade móvel vai oferecer os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico”, destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída.

A carreta ficará no Senai Várzea Grande, localizado na Avenida Dom Orlando Chaves, 1536, no bairro Ponte Nova – durante os dias 25, 26, 27, 28 e 29 de julho. Os interessados em participar deverão se inscrever por meio do site https://www.abgd.com.br/roadshow, que contém os requisitos para participação e o itinerário da carreta-escola, e fazer o cadastro de forma gratuita. No dia do curso, basta levar 1 kg de alimento não perecível por participante.

A energia solar é sinônimo de maior capacidade de geração, energia limpa, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show juntamente com a ABGD, além de oferecer uma experiência imersiva ao público visitante. Na casa cenário, o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante 24 horas de energia limpa, estável, mais barata e sem impactar na rotina e qualidade de vida de seus moradores. “Imagine uma solução única com base em Inteligência Artificial que garanta o fornecimento de energia limpa dia e noite, de forma muito intuitiva, eficiente e econômica para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Isso não é tendência, é hoje tranquilamente possível”, afirma Fábio Mendes, diretor de Canais da Huawei para a América Latina.

O projeto pode beneficiar até 200 pessoas em Mato Grosso, contabilizando os dois cursos oferecidos. Com carga horária de 4 horas cada curso, a ação oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo, além de ensinar a instalação de painéis solares.

O “Road Show ABGD Huawei Solar” é um projeto da ABGD em parceria com a Huawei e conta com patrocínio da Charles Stewart Mott Foundation, HDT Energy, Risen Solar Technology, Inox-Par Linha Solar, SSM Solar do Brasil e CorSolar, além de apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA/SP), do Senai São Paulo e da Digital Air. Durante a realização dos cursos, serão seguidos todos os protocolos de segurança estabelecidos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Serviço:
Road Show ABGD HUAWEI Solar
Data: 25, 26, 27, 28 e 29 de julho.
Horário: Das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
Carga horária: 4 horas cada curso.
Local: Senai Várzea Grande
Endereço: Avenida Dom Orlando Chaves, 1536 - Ponte Nova
Inscrições: https://abgd.com.br/roadshow/

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída.

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.




Busca



Enquete

Mesmo com a pandemia voc acha que o setor de sade pblica...

Melhorou muito
No melhorou nada
Est excelente
No sei opinar
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plant�o News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114