Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 22 de agosto de 2021, 08h11

Governador destaca importância de investimentos em tecnologias na Semana da Inovação


.




Durante a abertura oficial da Semana da Inovação, o governador Mauro Mendes destacou a relevância do evento para agregar novas tecnologias e processos inovadores para o desenvolvimento de diversas atividades econômicas no Estado.

O evento, realizado de forma virtual pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), em parceria com diversos apoiadores, foi transmitido do plenário da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) na noite desta sexta-feira (20.08).

A Semana da Inovação segue até o dia 28 de agosto com a realização de vários eventos virtuais que serão realizados por parceiros e apoiadores com o objetivo de colocar a agenda no centro das estratégias do Ecossistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para saber mais informações e se inscrever nos eventos, basta acessar a plataforma oficial do evento AQUI.

O governador reforçou a importância desta iniciativa para Mato Grosso, “tenho absoluta convicção de que neste período teremos uma série de troca de experiência, de conhecimento, intercâmbio e assim, dar a atenção especial que a inovação tem para o processo de construção do presente e do futuro do Estado em diversas áreas” disse Mauro Mendes.

Segundo o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, esta ação foi possível a partir da união de esforços de diversos apoiadores e empresas envolvidas no processo inovador e tecnológico de Mato Grosso.

“Esta será uma semana muito importante para Mato Grosso, pois iremos fomentar e contribuir com a inovação. Trazendo soluções eficientes para apoiar e ajudar o agro no nosso Estado, e, para isso contamos com o apoio do Governo para investir e incentivar a inovação”, falou o gestor.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá, ressaltou que apesar de o Brasil ser uma das maiores economias mundiais, ainda está abaixo do ideal em relação a inovação, mas o Estado busca mudar este cenário.

“O nosso país está entre as 10 principais economias do mundo, mas se encontra em 62º lugar no mundo no ranking de 126 países avaliados no quesito inovação, portanto Mato Grosso tem feito a sua parte para mudar este cenário. Para fomentar o ambiente de inovação no Estado, precisamos de mais investimentos e parcerias, para assim melhorar a nossa concorrência lá fora”, disse.

Na oportunidade, a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, da Seciteci, Lectícia Figueiredo, anunciou que haverá uma premiação para reconhecer as empresas que atuam em gestão de inovação no Estado. A iniciativa será realizada em parceria entre a Seciteci, Fapemat e Parque Tecnológico Mato Grosso.

“Na segunda, dia 23, abriremos as inscrições para micro, pequenas e médias empresas que desejam participar. Encerraremos as inscrições no final de setembro e em outubro faremos a seleção e divulgação dos ganhadores. Os prêmios vão desde bolsas de mestrados, a mentorias, participação do ecossistema de inovação, entre outros, tudo estará no edital”, disse.

.

Uniram forças para realizar o evento a Seciteci; a Fapemat; a Fiemt, o Parque Tecnológico Mato Grosso; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec); o Serviço Social da Indústria (Sesi); o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR); o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), CITIS, a Rede de Inovação Mato Grosso (Inova MT); o AgriHub; a Priante Incubadora; o Colaborama (Laboratório de Inovação, Tecnologia e Gestão); a Comunidade Blockmeet; a Digoreste Startups; o Instituto Tecnológico, de Gestão Estratégica e Organização Social Sustentáveis (I-Geos) e a Incubação e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (I-Deia).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114