Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 04 de dezembro de 2021, 15h44

UFMT celebra 51 anos


.

Atividades começam nesta segunda-feira (06)
Para celebrar seus 51 anos, comemorados em 10 de dezembro, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolverá diversas atividades. A primeira delas será a 20ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual), que tem início na próxima segunda-feira (6) e vai até sexta-feira (10). Durante os quatro dias do evento, serão exibidos mais de 40 curtas metragens produzidos por realizadores de todo o Brasil, nas categorias ficção, documentário e experimental.

Além disso, a agenda contará com uma edição especial do programa “Conexão 50 - Extensão Viva”, na quinta-feira (9). Na sexta-feira (10), às 10h, uma solenidade online marcará a efeméride. Ainda na mesma data, às 19 horas, a programação será encerrada com a exibição de um vídeo especial do Coral da Universidade, que poderá ser conferido no canal do Coral. Na oportunidade, será apresentada a canção "Pedra", de Estela Ceregatti, nas vozes do Coral UFMT. Já no sábado (11), às 19 horas, será apresentada a canção "Alguém na Multidão", de Rossini Pinto, interpretada pela Coral da 3ª Idade da UFMT.

A comemoração também coroa um ano de conquistas. Em 2021, a Instituição lançou o programa UFMT Construindo o Futuro, que direcionou recursos para as áreas de sustentabilidade, assistência estudantil, infraestrutura e tecnologia. Firmou novas parcerias, visando o desenvolvimento regional, a criação de soluções inovadoras e a expansão de seu alcance internacional. Investiu em pesquisa, com a iniciativa de um edital de fomento próprio, e na valorização dos servidores, abrindo vagas de mestrado para técnicos-administrativos.

“Nesses 51 anos, a UFMT cresceu e se desenvolveu junto de Mato Grosso. Expandimos nosso alcance com os Câmpus de Rondonópolis, hoje uma universidade própria, de Sinop, do Araguaia, unidades de Pontal do Araguaia e Barra do Garças, e de Várzea Grande, somados aos diversos polos de graduações da Educação a Distância. Conquistamos a confiança dos mato-grossenses com um ensino público de qualidade, crítico, capaz de formar os melhores profissionais do estado em diversas áreas,” comemora o reitor, professor Evandro Soares da Silva.

Além disso, reforça o reitor, “integramos nossos pesquisadores com os mais diversos setores da sociedade, compartilhando conhecimento, diminuindo desigualdades, aprofundando o conhecimento sobre nossa diversidade e potencializando as riquezas do estado. Há muito o que celebrar, pois, como prevê a origem da palavra ‘universidade’, criamos um espaço que congrega ideias, pontos de vista e debates de uma forma produtiva e visando o bem de todos”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114