Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 09 de dezembro de 2021, 09h27

Ministro proíbe contato e 'braço direito' de Emanuel não volta ao cargo


Yuri Ramires
GD

Apesar de ter conseguido reverter as medidas cautelares impostas pela Justiça de Mato Grosso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ex-chefe de gabinete do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), Antônio Monreal Neto, não deverá ocupar o cargo tão cedo.

Mesmo livre da tornozeleira de monitoramento eletrônico e das outras cautelares que vão desde o recolhimento domiciliar noturno e afastamento do exercício da função pública, o ministro Ribeiro Dantas determinou a proibição de contato com os investigados e testemunhas da Operação Capistrum.

"Concedo a ordem, de ofício, para revogar as medidas cautelares impostas ao ora paciente, ficando sujeito, contudo, à proibição de manter contato, por qualquer meio físico, eletrônico ou interposta pessoa, com os demais investigados e testemunhas", diz trecho da decisão de Dantas.

Para livrar Neto das cautelares, o ministro entendeu que as medidas são desproporcionais ao paciente, uma vez que ele não foi apontado como "líder da organização criminosa e detentor do controle sobre todas as pastas do município", diz trecho do documento.

Neto chegou a ser preso de forma preventiva no dia 19 de outubro, quando a operação foi deflagrada, mas no dia 22, teve a decisão revogada e convertida nas cautelares que vinha cumprindo até então.

Entenda o caso

Deflagrada em 19 de outubro pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), a operação decretou busca e apreensão e sequestro de bens em desfavor do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, da sua esposa Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro, do chefe de gabinete Antônio Monreal Neto, da secretária-adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos Ivone de Souza e do ex-coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro.

Emanuel, Neto, Ivone foram afastados dos cargos. Emanuel reverteu a decisão e já está ocupando a cadeira principal do Alencastro. A situação de Neto foi explicada acima e Ivone segue afastada.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114