|
Tweetar |
O gerente Geral de Segurança do Comitê Organizador Local da Copa 2014 (COL), José Hilário Medeiros, se reuniu na manhã de ontem (09.12) com o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, coordenadores e assessores da área de segurança da Agência. O objetivo da visita foi conhecer o planejamento da Agecopa para as ações de segurança preventiva e ostensiva durante o Mundial da FIFA em Cuiabá.
O diretor Carlos Brito apresentou a matriz estrutural para a Segurança durante a Copa em Cuiabá, documento técnico elaborado por consultores especializados. Este planejamento, apresentado no primeiro semestre à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), prevê todas as situações de risco verificadas nos grandes eventos e disciplina a ação coordenada das forças policiais.
Medeiros, que comandou as ações de segurança durante o Pan do Rio, se mostrou satisfeito com as providências que vêm sendo tomadas pela Agecopa para garantir a tranquilidade dos atletas, dirigentes, visitantes e da população em geral durante a Copa. Hilário Medeiros disse que a expectativa é que Cuiabá e as demais sedes cumpram com eficiência o seu papel na área de segurança, trabalho que começa com o planejamento de todas as ações segundo os padrões da FIFA, antes e durante a competição.
O gerente do COL explicou o conceito do modelo de ação que será implantado na competição, ressaltando questões como a segurança nos vários perímetros do estádio (externo, externo imediato e interno) e a necessária integração entre forças públicas e de segurança privada, que atuará principalmente dentro dos estádios. Este modelo foi amplamente discutido com o Ministério da Justiça e atende às recomendações da FIFA para a realização da competição.
Segundo o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, a agência se antecipou na elaboração da matriz estrutural da segurança para garantir que a Copa em Cuiabá conte com os recursos mais modernos em termos de ação preventiva e integrada entre as forças policiais. “Estamos trabalhando com profissionais de reconhecida competência e consultores especializados, num ambiente de perfeita integração com a Sejusp e as forças de segurança estaduais e municipais”, destacou Brito.
O Centro Integrado de Comando e Controle, que vai abrigar os gestores das forças de segurança do Estado, da União e dos Municípios, é uma exigência da Fifa nas 12 cidades que vão receber os jogos. Nesse local, serão abrigados a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Defesa Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Cuiabá e Várzea Grande.
Através do Centro, os profissionais irão monitorar as áreas sensíveis, objetivando uma resposta imediata a qualquer incidente. Cada força de segurança pública vai atuar dentro da sua área de competência, ou em conjunto, de acordo com a situação. O objetivo é dar agilidade e garantir um atendimento de qualidade para a população.
Segundo o secretário adjunto de Assuntos Estratégicos da Sejusp e presidente da comissão da Copa 2014, Alexandre Bustamante dos Santos, o Centro de Comando e Controle de Mato Grosso seguirá um modelo operacional que possibilita uma melhor interação de forças policiais na prevenção de crimes. Até o ano da Copa, a Sejusp deve dispor de 300 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos.
Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.
email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114