Cuiabá | MT 28/03/2024
Esporte
Sábado, 11 de setembro de 2021, 01h34

Disponível resultado da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática


 Já está disponível o resultado da primeira fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organização social vinculada ao MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. No portal da Olimpíada é possível conferir a lista dos estudantes classificados para a segunda fase da competição. A OBMEP concede medalhas de ouro, prata e bronze e mais de 50 mil menções honrosas aos participantes. Recentemente, o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, entregou medalhas desta e de outras competições para estudantes nas cidades de Taubaté e Botucatu, no interior de São Paulo.

Aproximadamente 18 milhões de estudantes de 55 mil escolas públicas e privadas do país participaram da primeira etapa da OBMEP. Os exames da segunda fase estão previstos para o dia 6 de novembro e a divulgação dos premiados será no dia 18 de janeiro de 2022. Estudantes vencedores da Olimpíada garantem ingresso em programas de iniciação científica com direito a bolsa de estudos concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), autarquia vinculada ao MCTI.

OBMEP

Criada no ano de 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática é voltada para alunos do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio de escolas públicas e privadas brasileiras. A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/MCTI) e conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição recebe recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Um dos principais objetivos da OBMEP é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. Além disso, a Olimpíada tem o papel de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114