Cuiabá | MT 20/02/2024
Saúde
Quinta, 23 de novembro de 2023, 09h41

Vereadora homenageia profissionais que trabalham com pessoas autistas


.

A vereadora e mãe atípica Maysa Leão (Republicanos) homenageou nesta quarta (22.11) os profissionais que trabalham com pessoas dentro do TEA - (Transtorno do Espectro do Autismo). A Sessão Solene, que ocorreu na Câmara Municipal de Cuiabá, reconheceu o trabalho de 120 profissionais do Estado de Mato Grosso.

“É muito importante reconhecer o trabalho daqueles profissionais que fazem a diferença. De pessoas que atendem os PcDs, TEA, e neurodiversidades em geral. Estes profissionais que de forma a transformar jornadas de vida” declarou a vereadora Maysa Leão.

A vereadora Maysa ainda endossou a importância das terapias para os autistas. “É um divisor de águas para quem tem acesso à terapia. Poder se tornar um adulto funcional, independente, entrar no mercado de trabalho e realizar muitos sonhos. Enquanto quem não possui acesso, acaba sendo excluído e segregado.” Hoje estou reconhecendo e aplaudindo as pessoas que fazem diferença na jornada do PCD”, disse a parlamentar.

Para o Dr Samuel Sampaio, advogado e pai atípico, a solenidade é importante pois valoriza os profissionais que de fato estão engajados na causa.

Para a médica pediatra, Drª Karinna Faro, é de extrema importância que as pessoas escutem e aprendam o que é o autismo, para que se possa encontrar um fluxo de atendimento que funcione efetivamente. Ambos receberam uma moção de aplausos.

Já o pesquisador da UFMT e pai atípico, Alexandre Soledade - que também foi homenageado - é importante dar a audiência para quem faz. “Muitas vezes começa o trabalho somente voluntário, principalmente por conta de sua situação. Estes trabalhadores merecem essa moção.” Segundo ele, a Câmara acerta quando dá essa devolutiva para a sociedade. “Isso para a gente é importante”, relatou o pesquisador Alexandre. Ele estuda o autismo na fase adulta.

Além da vereadora Maysa Leão esteve presente no dispositivo de honra a Drª Cleide Regina Ribeiro Nascimento, defensora pública do Estado de Mato Grosso; A senhora Denise Torres Molina, coordenadora de ações inclusivas do SENAI-MT; O Dr Samuel Sampaio, advogado e pai atípico; Drª Karinna Faro, pediatra; Drª Paola Fadul, neuropediatra; E a senhora Claudiane Campos, fonoaudióloga.

Nota do PlantãoNews: mãe atípica/pai atípico é a pessoa que lida com a criação de uma pessoa com deficiência.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114