Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Segunda, 06 de junho de 2022, 11h44

Dias de Campo iniciam na quinta-feira atividades pela Região Oeste de MT


.




A partir desta quinta-feira (09.06) inicia a programação de Dias de Campo. Eles serão realizados pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais. A primeira etapa que vai de 09 a 11 de junho ocorrerá em municípios da região oeste do estado.

Nessas datas serão realizados dois eventos de Dias de Campo simultaneamente. Na quinta-feira serão nas cidades de São José dos Quatro Marcos, sobre olericultura; e em Comodoro, sobre piscicultura. Na sexta-feira, haverá Dias de Campo em Figueirópolis d’Oeste, sobre pecuária de corte; e Nova Lacerda, sobre piscicultura. A programação de sábado contará com eventos em Jauru e São José dos Quatro Marcos, ambos sobre pecuária de corte.

Olericultura será uma das cadeias produtivas abordadas nesta primeira etapa
Os Dias de Campo ocorrerão no período matutino, são gratuitos ao público, destinados a parceiros, estudantes das ciências agrárias e todos os produtores rurais, mesmo que não sejam atendidos pela ATeG. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural que atende cada um dos municípios. No caso de Figueirópolis d’Oeste é o Sindicato de Araputanga e quem atende Nova Lacerda é o Sindicato Rural de Comodoro. As demais cidades possuem Sindicatos locais.

Segundo o coordenador da ATeG do Senar-MT, Armando Urenha, os participantes poderão esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos. “Os Dias de Campo ocorrem em propriedades atendidas pela ATeG. O que é desenvolvido naquela propriedade será compartilhado com o público presente. Os participantes poderão levar aquele conhecimento adquirido para aplicar no dia a dia da sua propriedade”.

A ideia é que em 2022 sejam realizados 100 eventos de Dias de Campo, sobre nove cadeias produtivas, entre os meses de junho e julho. A primeira etapa é entre os dias 09 e 11 de junho e a segunda etapa entre os dias 28 de junho e 14 de julho. Ao longo da programação, haverá dias com até oito eventos simultâneos no estado.

Confira os principais temas nas cadeias produtivas desta primeira etapa:

Bovinocultura de corte – na área de corte serão tratados dois principais temas: nutrição e manejo de tropa. Os pecuaristas ampliarão conhecimento sobre concentrados energéticos, fórmulas de suplementos, estimativa de consumo, embuçalar e cabrestear, guia ou redondel etc.

Olericultura – os olericultores aprenderão sobre manejo de irrigação e produção de mudas. Mais especificamente sobre operação do equipamento de irrigação, determinação de umidade no solo, manejo das mudas e do viveiro, tipos de substratos utilizados e seus tratamentos etc.

Piscicultura – os principais temas serão sobre manejo sanitário e beneficiamento da produção. Dentro desses assuntos estão a importância do vazio sanitário, qualidade da água, povoamento de viveiro, vacinação para peixe, legislação básica de pescado, pré e pós despesca, principais cortes, agregação de valor.

Programação da primeira semana

Semana 1

09/06
São José dos Quatro Marcos – olericultura

Comodoro – piscicultura

10/06

Figueirópolis d’Oeste – pecuária de corte

Nova Lacerda – piscicultura

11/06

Jauru – pecuária de corte

São José dos Quatro Marcos – pecuária de corte

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114