Cuiabá | MT 12/04/2024
Agro
Quinta, 13 de julho de 2023, 12h26

Fórum sobre cadeias produtivas da agricultura familiar segue até às 18h00


..


Com a presença da secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, e do presidente da Empaer, Renaldo Loffi, acontece hoje (13.07) o dia da Agricultura Familiar no Fórum das Cadeias Produtivas na 55º Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária do Estado (Expoagro). A iniciativa objetiva apresentar oportunidades e desafios do setor, além de aproximar os agricultores, sociedade civil organizada e órgãos governamentais e, de forma conjunta, buscar soluções que viabilizem uma melhor qualidade de vida ao público alvo.

Durante todo dia, 11 palestras abordam assuntos como pecuária leiteira, turismo rural, cana-de-açúcar, aspectos sanitários, produção de banana da terra, empreendedorismo, gastronomia, fruticultura, piscicultura e apicultura.

O coordenador do Fórum de Cadeias Produtivas da Agricultura Familiar, Geraldo Donizete Lúcio, explicou que para as palestras foram escolhidos temas importantes tanto para o agricultor como para a sociedade.

“Estar dentro da Expoagro é uma oportunidade de mostrar o posicionamento da agricultura familiar em Mato Grosso. Permite também debater situações que devem ser mudadas, como é o caso da banana. Hoje, compramos de outros estados 70% do que consumimos no estado, e temos condições de atender essa demanda”, ressalta Geraldo, que é coordenador da Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural – Feaftur

Programação

A abertura aconteceu com o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, e a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra.

A programação traz a palestra “Calendários sanitários em rebanhos leiteiros – importância e implantação”, pela coordenadora regional da Empaer e médica veterinária Luma Camargo Prados. Terá ainda a explanação do secretário de Turismo de Nossa Senhora do Livramento, José Eugênio, sobre a experiência da feira “É de Livramento”. A empreendedora rural, social e criativa, Zilair Martins, irá falar sobre o Empório Serra Pantaneira – Agregar valores da cana de açúcar a banana.

Sobre o turismo rural, os protagonistas envolvidos no Projeto Caminhos do Morro, na comunidade Morrinhos, em Santo Antônio do Leverger, explanarão sobre a iniciativa no fomento à cadeia produtiva com as experiências do Rancho Epona, Recanto do Jaó, Bodega Pantaneira, entre outros.

Na formalização sanitária da agroindústria familiar, o debate contará com representantes da Seaf, Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

No período da tarde, a programação começa com a sistema de produção da banana da terra no Estado, apresentado pelo pesquisador da Empaer, Humberto de Carvalho Marcilio. Logo em seguida, o proprietário da pousada Recanto de Compostela, Valdizar Andrade, falará sobre os desafios de empreender no espaço rural, no município de Jangada.

O turismólogo da Empaer, Robson Junior Hartmann, falará sobre as experiências das caminhadas da natureza e o concurso gastronômico no município de Mirassol D´Oeste e região. Na cadeia produtiva da fruticultura tropical a palestra será com os representantes da Seaf, o superintendente Luciano Gomes Ferreira e o técnico Leonardo da Silva Ribeiro.

Na piscicultura, a experiência será a criação de tilápias em tanques elevados, pelo presidente da Cooperativa Múltipla de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso (Coodesus), Marcio Paulo da Silva. A última palestra será sobre a produção de mel, com o especialista em apicultura, Catarino Mendyes.

O encerramento está previsto para às 18h00.

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114