Cuiabá | MT 24/04/2024
Interior de MT
Segunda, 31 de maio de 2010, 09h00

Silval inaugura Luz para Todos em assentamento no Nortão


Água tratada e energia elétrica agora serão realidades na vida dos cerca de oito mil moradores de União do Norte, distrito de Peixoto de Azevedo (691km ao Norte de Cuiabá) a partir do último domingo quando o governador Silval Barbosa lançou as obras da Estação de Tratamento de Água local e inaugurou o Programa ‘Luz para Todos’, além de anunciar outros investimentos no distrito que é um dos maiores assentamentos de Mato Grosso.

Segundo Silval Barbosa, o governo é sensível às dificuldades que a população de União do Norte enfrenta como o racionamento de energia que levou o Estado a trazer o ‘Luz para Todos’, com 280 km de rede, e a viabilizar recursos federais suficientes para o abastecimento de água na localidade. As obras da Estação contam com investimentos de R$ 2.314 milhões de emendas do deputado federal Carlos Bezerra.

Ao contabilizar os benefícios das ações do Governo do Estado nesta localidade, o prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Brito, argumentou que representam um saldo positivo na história, porque “essa água é um sonho dos moradores daqui. É a melhoria da qualidade de vida. Sentimos-nos felizes e agradecidos ao governador Silval Barbosa”. “Sabemos que outras obras ainda virão”, acrescentou o prefeito.

Maria das Dores da Silva mora há oito anos no distrito, emocionada ela falou da alegria dos novos serviços básicos à população de União do Norte. “Nossa vida vai melhorar, porque água é muito importante. Sem água temos uma vida muito difícil. Imagino como será maravilhoso chegar do trabalho e ter água para o banho e a luz; não precisar mais acender a lamparina e ter água gelada para beber. É muito bom”, disse a moradora.

No distrito de União do Norte, o governador ouviu atentamente algumas reivindicações da população e pediu que encaminhem todas a ele para que sejam analisadas. Para os investimentos à agricultura familiar solicitados na oportunidade, Silval Barbosa lembrou que este é o “carro chefe” do seu governo, por isso irá reestruturar a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com os prefeitos.
 

AGRICULTURA FAMILIAR - Pelo menos 140 mil pequenas propriedades em todo o Estado serão beneficiadas, conforme o chefe do Executivo estadual. “Não tem como fortalecer a agricultura familiar se não oferecemos o mínimo de condições aos produtores. Muitos estão deixando suas terras, porque estão sem quaisquer condições de sustentar a família”, analisou o governador que garantiu prosseguir com as obras de pavimentação asfáltica. Ainda em junho, ele volta ao distrito para lançar o asfaltamento da BR-080 (antiga MT-322).

O agricultor Erivelton Corrêa Lima mora em União do Norte desde o começo do assentamento, há aproximadamente 15 anos, destacou as mudanças que o abastecimento de água e a energia vão trazer para a comunidade. “Melhora muita coisa. A saúde também, das nossas crianças. Agora vamos ter água gelada, rádio, televisão e como conservar a comida”, disse seo Erivelton. Ele falou também da expectativa com o asfaltamento da rodovia, que “vai atrair novos investimentos” ao local.

Acompanharam o governador, a secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social e primeira-dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa, o deputado federal Carlos Bezerra, os deputados estaduais Adalto de Freitas (Daltinho) e Pedro Satélite, o prefeito de Matupá Fernando Zafonato, o prefeito de Guarantã do Norte Mercídio Panosso e autoridades locais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114