Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quinta, 24 de dezembro de 2020, 12h29

Campo Verde inaugura sistema de câmeras OCR; 100% conectado ao Ciosp


.

Um sistema de monitoramento com tecnologia OCR (Optical Character Recognition ou Leitores Ópticos de Caracteres) começou a funcionar em Campo Verde (133 km de Cuiabá). Composta por quatro pontos de monitoramento, instalados nas rodovias federais e estaduais que cruzam o município, a estrutura foi inaugurada na quarta-feira (23.12).

A cidade é pioneira na iniciativa de instalar um projeto 100% conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso (Ciosp). A tecnologia OCR é de alta precisão e pode identificar fabricantes, modelos, placas de veículos e outros detalhes que incluam caracteres, mesmo sendo conduzidos em altas velocidades. Esta ferramenta tem contribuído significativamente para reduzir os índices de criminalidade em diversas regiões do país, especialmente em Mato Grosso.

“O projeto que estamos inaugurando hoje leva não só mais segurança para os nossos cidadãos, mas também atrai para Campo Verde empresas interessadas em se instalarem em um município que ofereça mais segurança. Recentemente, uma grande empresa de logística sinalizou de forma positiva a investir em nossa cidade quando tomou conhecimento do projeto. Isso mostra que estamos no caminho certo”, declarou o prefeito Fábio Schroeter.

Ele ressaltou ainda que pretende ampliar o projeto para outros pontos de Campo Verde. “Esse sistema poderá ser ampliado, com a instalação de mais câmeras em outros locais e com isso o roubo de veículos vai chegar a quase zero”, explicou.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), coronel PM Victor Fortes, ressaltou que a instalação das câmeras OCR contribui sensivelmente com o trabalho da Segurança Pública. “Parcerias como esta são fundamentais para levar segurança à população. O videomonitoramento é uma importante ferramenta que, aliada ao policiamento ostensivo e ao trabalho de inteligência, traz resultados positivos não só na região metropolitana, como também no interior do estado”, frisou.

O tenente-coronel PM Anderson Luiz da Silva, da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, reforçou que a tecnologia implantada pela Ausec utiliza inteligência artificial que é de extrema importância no combate à criminalidade. “É uma ferramenta para o policial, seja civil ou militar poder executar suas funções”, comentou. Silva explicou que pela tecnologia um veículo suspeito pode ser monitorado a distância e no caso de um assalto, por exemplo, os suspeitos podem ser presos em flagrante.

“Campo Verde deu um importante passo ao promover o aumento da segurança, o que deixa a cidade mais preparada para seu desenvolvimento, comentou o diretor da Ausec, Wagner Figueiredo. “Outros municípios, bem como o setor privado, podem investir na tecnologia para contribuir de forma efetiva no enfrentamento da criminalidade”, finalizou.

A inauguração do Sistema de Câmeras OCR foi realizada às margens da MT-140 e fez parte de uma série de inaugurações que a atual administração está realizando.

Campo Verde

Com apenas 32 anos de história, o município de Campo Verde vem crescendo e desenvolvendo nos últimos anos. A vocação para o agronegócio, principalmente com algodão, soja, milho e pecuária, aliada a um bom turismo, com atrações naturais tão exuberantes quanto a vizinha Chapada dos Guimarães, vem atraindo investidores e pessoas em busca de melhor qualidade de vida.

Com mais de três mil empresas, os trabalhadores campo-verdenses estão distribuídos no comércio (53%), serviços e manutenção (22%), indústria (10%) e agronegócio (15%).

Há menos de duas horas de Cuiabá, a cidade de 42 mil habitantes ainda é pequena em população, mas a proposta de ampliação do Distrito Industrial aponta boas perspectivas de crescimento. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114