Cuiabá | MT 20/06/2024
Nacional
Quinta, 18 de maio de 2023, 15h07

Brasil tem primeira suspeita de gripe aviária em humano


.

O Ministério da Saúde divulgou comunicado no qual informa que “acompanha e está dando o suporte necessário ao estado do Espírito Santo desde a notificação, nesta quarta-feira (17), de um caso suspeito de influenza aviária em humano em Vitória, no Espírito Santo”.

Conforme o ministério, trata-se de um homem de 61 anos, funcionário de um parque em que foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença. O paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município.

Segundo o ministério, “a amostra do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Após a análise, as amostras também serão enviadas para a Fiocruz, que é o laboratório de referência para o estado”.

O ministério ressaltou, ainda, que “não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. E, de acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada”.

O Ministério da Saúde reforçou, por meio de nota técnica, as orientações para vigilância em diante de possíveis casos suspeitos de influenza aviária em humanos após o alerta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na segunda (15), dos primeiros casos em aves silvestres no Espírito Santo.

Pleno News




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114