Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Quinta, 14 de janeiro de 2021, 05h59

Índice de atividades turísticas cresce 7,6% em novembro, aponta IBGE


.

O índice de atividades turísticas no país cresceu pelo sétimo mês consecutivo. Entre outubro e novembro do ano passado, o índice subiu 7,6%, impulsionado pelos serviços de alojamento e alimentação, que avançaram 9,1%, e pelo segmento de transporte aéreo, que teve alta de 6,8%. No acumulado dos últimos sete meses analisados o setor já registra um ganho de 120,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (13.12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e reforçam a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico nacional.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, credita os resultados à retomada do turismo em todo o país, de forma segura e responsável. “O índice de atividades turísticas cresceu pelo sétimo mês consecutivo, a taxa de desemprego interrompeu, no trimestre agosto-outubro, uma sequência de quedas, e a movimentação nos aeroportos de todo o país tem aumentado dia após dia. Esses são fortes indicativos de que a retomada está em andamento e que o setor está se recuperando”, avalia o ministro.

O sétimo aumento seguido do indicador foi registrado em nove das 12 unidades da Federação onde ele é investigado, com destaque para Bahia (11,8%), Pernambuco (11,8%), São Paulo (11,0%), Goiás (9,9%) e Rio de Janeiro (5,4%). Veja abaixo:

Pesquisa Mensal de Serviços - Volume de Atividades Turísticas

Variação outubro/novembro 2020

UF       Variação
BA       11,8
PE       11,8
SP       11,0
GO       9,9
RJ        5,4
CE       3,6
ES       1,5
PR       1,2
RS       0,2
BR       7,6
Fonte:  IBGE/PMS

Para o ministro do Turismo, “o índice pode ser considerado uma resposta positiva das ações tomadas pelo governo federal para dar sobrevida ao setor”. Desde o início da pandemia, o governo federal atuou para reduzir os efeitos negativos da Covid-19 no turismo, incluindo o impacto nos empregos. As ações envolveram iniciativas como a Medida Provisória 936, que permitiu a flexibilização de salários e jornadas de trabalho; a MP 948, que regulamentou as relações de consumo no segmento; e a MP 963, que garantiu R$ 5 bilhões à concessão de empréstimos por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), entre outras providências.

Em continuidade às ações de apoio ao setor, em novembro do ano passado, o Ministério do Turismo lançou o movimento Retomada do Turismo. Trata-se de uma aliança nacional, coordenada pelo Ministério do Turismo, para acelerar a retomada de forma responsável e segura e reúne 32 instituições do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S.

O objetivo é reduzir os efeitos da pandemia de Covid-19. Para isso, está em execução um conjunto de ações e programas, que vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos até obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114