Cuiabá | MT 17/04/2024
Turismo
Sábado, 13 de fevereiro de 2021, 07h17

Brasil já tem mais de 120 unidades de conservação reabertas para turistas


.

Os turistas do Brasil já contam com mais de 120 parques nacionais abertos para visitação de norte a sul do país. Desde meados do ano passado, o governo federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem reaberto de forma gradual as Unidades de Conservação (UCs) federais. A retomada das atividades está ocorrendo de maneira segura, atendendo todos os protocolos de prevenção e controle, conforme recomendação dos órgãos de saúde.

Veja aqui quais são.

Entre as medidas, estão a redução da capacidade de público, para que a visitação ocorra respeitando o espaçamento mínimo de dois metros entre as pessoas, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool 70% ou produto de higienização para as mãos. Além disso, os parques estão medindo a temperatura dos visitantes na entrada e saída, através de termômetro infravermelho e realizando a desinfecção periódica de ambientes, como pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a reabertura dessas unidades foi essencial para a retomada do setor neste período. “Os parques nacionais são importantes para a movimentação do nosso setor. Juntos, eles empregam milhares de brasileiros e movimentam bilhões em nossa economia. E, neste momento em que se tem um novo perfil de viajantes, que buscará viagens rodoviárias, regionais, e para destinos de natureza, principalmente, o Ministério do Turismo não tem poupado esforços para proteger o setor e garantir o retorno, com toda a segurança, das atividades turísticas”, disse.

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, há 334 Unidades de Conservação no Brasil distribuídas em todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, totalizando cerca de 9% do território terrestre nacional e 2% do bioma marinho costeiro. As UCs são classificadas em categorias: Parque Nacional; Floresta Nacional; Área de Proteção Ambiental; Reserva Extrativista; Área de Relevante de Interesse Ecológico; Estação Ecológica; Monumento Natural; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Biológica; Refúgio de Vida Silvestre.

VISITAÇÃO - Dados do ICMBio apontam que a visitação aos parques tem aumentado. Foram mais de 15,3 milhões de visitantes em 2019, um aumento de 20,4% em relação a 2018 (12,4 milhões). Em 2017 foram registrados 10,7 milhões de visitante, mais do que os 8,3 milhões em 2016 e os 7,3 milhões de 2015. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114