Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Segunda, 15 de fevereiro de 2021, 10h06

São Gonçalo Beira Rio participa de pesquisa que vai direcionar capacitação e reestruturação do turis


.

A Comunidade São Gonçalo Beira Rio recebeu na manhã de sábado (13), a primeira visita do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) móvel. Equipe da Secretaria de Turismo esteve no local para dar início as ações de reestruturação turística da comunidade. Nesta ocasião, trabalhadores e artesãos locais participaram de um levantamento que vai direcionar a área de oferta de cursos de capacitação, que serão disponibilizados pelo município de Cuiabá, em parceria com o Senac.

“O povo cuiabano é conhecido por sua cordialidade e por receber muito bem seus visitantes e queremos ajudar a aprimorar ainda mais esse dom da nossa gente. São Gonçalo Beira Rio é o marco inicial da história e cultura de Cuiabá e precisamos valorizar isso”, declarou o prefeito de Cuiabá.

A comunidade de São Gonçalo foi escolhida para ser o projeto piloto da reestruturação do turismo de Cuiabá e será referência para os demais pontos turísticos da capital. Só nas primeiras horas da manhã de sábado (13), cerca de 30 pessoas já haviam respondido a pesquisa da Secretaria de Turismo. Considerando os dados do levantamento do CAT Móvel, a equipe técnica irá apresentar os temas para as empresas especializadas no ramo para ofertar os cursos à comunidade.

“Fomentar o turismo de Cuiabá para que alcance cada vez mais excelência no setor é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Queremos fazer de São Gonçalo Beira Rio nosso primeiro case de sucesso na reestruturação do turismo em Cuiabá. Com esse levantamento vamos identificar quais são as áreas de interesse em qualificação da comunidade para atender suas demandas, pois um profissional qualificado tem mais segurança para atender ao turista e isso para o desenvolvimento do turismo local é essencial”, pontuou a secretária de Turismo, Iracilda Campos.

O cozinheiro Joari Benedito Duarte era de uma alegria que contagiava os que esperavam para preencher a pesquisa no CAT Móvel. Experiente no ramo, Jojo Maravilha, como diz ser conhecido, contou que já passou pelas mais conhecidas cozinhas de Cuiabá e retorna ao São Gonçalo, onde se sente em casa. Cuiabano de chapa e cruz ele exalta a escolha da comunidade como primeira a receber a ação da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo.

“Conheço bem essa região, aqui nasceu Cuiabá e é aqui que está a cultura da culinária cuiabana, a história de Cuiabá. Todos os cuiabanos e os que vem de fora são muito bem recebidos aqui, graças a Deus, como se fosse uma família. E eu acho excelente esta ação da Prefeitura, nosso prefeito está de parabéns por ter essa iniciativa de valorizar os cozinheiros e restaurantes da comunidade. Sou cozinheiro com muita honra”, disse Jojo Maravilha.

Para Graciele Rodrigues, 35 anos de idade e 15 deles como cozinheira, é importante estar sempre buscando se capacitar dentro de sua área de atuação para oferecer sempre o melhor aos clientes.

“Já trabalhei no Sesi e lá sempre estávamos nos reformulando. Para trabalhar dentro de uma cozinha você tem que saber manipular os alimentos, saber o tempo de conservação. Pra mim vai ser muito bom participar desses cursos. Eu gostaria de fazer um curso de manipulação de alimentos, para melhorar ainda mais o que a gente passa aos clientes, passar uma coisa boa e de qualidade, porque não adianta o patrão comprar um produto de qualidade e a gente acabar contaminando”, exemplificou a cozinheira.

Além das capacitações para melhoria do atendimento aos turistas, também será feita a revitalização do Marco Zero e revigoramento do rio, que é peça chave para desenvolver e valorizar a cultura de Cuiabá. “Esse é o nosso grande potencial turístico, somado as obras de infraestrutura e iluminação pública que serão executadas. O São Gonçalo será transformado como um todo, atendendo uma nova realidade do turismo diante das medidas de biossegurança que devem ser cumpridas em razão da pandemia do novo coronavírus. É um desejo do prefeito Emanuel Pinheiro implantar esse projeto piloto na região, como programação do aniversário dos 302 anos da capital”, declarou a secretária.

CAT MÓVEL - O projeto conta com duas vans equipadas com computador, internet, ar-condicionado e espaço para atender aos turistas da capital, podendo ser também um instrumento de captações de novos guias turísticos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114