Cuiabá | MT 19/04/2024
Turismo
Quarta, 24 de fevereiro de 2021, 16h56

Empreendedores do setor de turismo buscam apoio na Desenvolve MT


.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Agência de Fomento – Desenvolve MT, liberou em 2021 mais de R$1.3 milhões em créditos à micro e pequenos empreendedores do turismo, pela linha de crédito FUNGETUR (Fundo Geral do Turismo), repasse do Ministério do Turismo, voltada aos segmentos de hotelaria, gastronomia, eventos, serviços, receptivos, transporte, parque aquático entre outros.

Dentre os requisitos para acesso ao financiamento, a empresa precisa estar registrada no Cadastur (Cadastro os prestadores de serviço do turismo), ativa há pelo menos 12 meses. O cadastro pode ser feito no site do Ministério do Turismo pelo link https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar sem custo ao empreendedor.

Podem ser contratadas operações para capital de giro, investimento, modernização e reforma, compra de bens e equipamentos:

- Obra civil: para implantação do negócio, modernização e reforma;

- Bens: Aquisição de bens e compra de máquinas e equipamentos;

- Giro: Capital de Giro;

- Veículos Utilitários

As condições oferecidas estão entre as melhores do mercado em termos de prazos para pagamento e taxa de juros, como 5% a.a. + Selic.

O empresário que tiver interesse em simular o financiamento da linha de crédito pode acessar o site da agência www.desenvolve.mt.gov.br/fungetur. Na plataforma é possível simular o valor desejado e obter o valor das parcelas a serem pagas.

Dentre os clientes atendidos pela Desenvolve, a AM Transporte de Turismo, empresa do segmento de transporte turístico, de propriedade do Sr. Adriano Medeiros Barbosa, estabelecida há 6 anos no mercado em Cuiabá, foi um dos beneficiários do FUNGETUR.

O empresário conta que a retomada do setor ainda está lenta e, que apenas 10% das viagens com destinos turísticos foram retomadas. Antes da pandemia, a empresa fazia uma média de 18 viagens ao mês, agora faz uma viagem.

“Precisei buscar outras alternativas, o setor caminha lentamente ainda, o capital de giro está me ajudando a manter a empresa nesse momento’’, conta o empresário. Ele aproveitou a ocasião para reformar parte da empresa e ampliar o local de atendimento ao cliente, e espera ansioso a retomada do setor.

 

Para o presidente da Desenvolve MT Jair Marques, foi necessário a ampliação das linhas de créditos ofertadas pela Desenvolve. “Além do crédito emergencial, disponibilizar recursos para a retomada dos investimentos, existindo ainda a possibilidade de ampliar a oferta de novos recursos ao setor, pelo maior programa investimentos lançados pelo Governo do Estado, o Mais MT”, conta.

O presidente disse ainda que é possível vislumbrar um cenário promissor a curto e médio espaço de tempo aos empresários dos segmentos do trade, até porque Mato Grosso é pujante em equipamentos e servido pelos biomas mais importantes do planeta; Amazônico, Cerrado, Pantanal, além do Araguaia.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114