Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Sexta, 21 de maio de 2021, 00h29

Governo Federal realiza audiência pública para concessão do Parque Nacional do Iguaçu


.

O projeto de concessão do Parque Nacional do Iguaçu, localizado no estado do Paraná, será tema de audiência pública a partir desta quinta-feira (20.05). Promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a iniciativa faz parte da consulta pública, aberta em abril, e vai esclarecer as dúvidas referentes às propostas e às minutas do edital e contrato da concessão.

A expectativa é de que a medida gere um aporte de mais de R$ 500 milhões em infraestrutura e de R$ 3,6 bilhões em investimentos operacionais, gerando emprego e renda para a população local. Com este montante, será possível a realização, no prazo de cinco anos, de ações como a estruturação de novos polos de visitação; um novo sistema de transporte, que vai trazer mais eficiência e sustentabilidade ao local; criação de trilhas para pedestres e ciclistas; além de outras melhorias na infraestrutura do parque. As medidas trarão conforto, segurança e uma maior variedade de atrativos turísticos para turistas e visitantes.

Aos 82 anos, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos atrativos naturais mais visitados do país, sendo sede de uma das sete maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu, e referência em infraestrutura turística para quem visita o espaço. Em seus 185 mil hectares de florestas, o atrativo guarda a memória dos ambientes naturais da Região Oeste do Paraná. A memória das paisagens naturais, dos rios e riachos livres, límpidos e cheios de vida protege uma vasta, rara e especial manifestação da fauna e flora da região.

Em seu território, o Parque Nacional abriga perto de 400 espécies de aves, 158 espécies de mamíferos, 175 espécies de peixes, mais de duas mil espécies de plantas e mais de 750 espécies de borboletas. Toda essa biodiversidade tornou o parque um Patrimônio Natural da Humanidade no ano de 1986. Ao todo, em 2020, a unidade recebeu cerca de 650 mil visitantes.

“Vivemos no país mas bonito do mundo, com atrativos naturais únicos que fazem do Brasil um país com o maior potencial de recuperação das atividades turísticas no pós-pandemia que terá como destaque o turismo de natureza. E nesse cenário, o Parque Nacional do Iguaçu aparece como um dos nossos maiores cartões postais para brasileiros e estrangeiros”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

ROAD SHOW - Nos próximos dias 24 e 25 de maio, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove a 1ª edição do Roadshow sobre o projeto de concessão do parque paranaense. O evento foi organizado com o objetivo de esclarecer dúvidas referentes ao projeto e às regras que constam no edital para a concessão do parque. Estarão presentes representantes do MMA, do ICMBio e do PPI.

As concessões visam desenvolver o ecoturismo em parques nacionais, como é o caso do Parque Nacional do Iguaçu, e outras unidades de conservação federais. Por meio do PPI, iniciativas privadas poderão investir na infraestrutura e gestão dos parques, além de equipamentos e serviços que contribuem com o fomento do turismo na região e na preservação do meio ambiente. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114