Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Quinta, 18 de novembro de 2021, 11h49

Dia de Campo no entorno do Morro de Santo Antônio fomenta economia local


Sede da Aprumo durante uma das reuniões com produtores e moradores


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), junto com a Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinho (Aprumo), promovem o 1º Dia de Campo Turismo Rural na Comunidade Morrinho. A iniciativa, que será realizada no dia 11 de dezembro, tem por objetivo lançar um roteiro de atividades envolvendo 14 propriedades localizadas no entorno do Morro de Santo Antônio.

Será um dia de atividades, que começarão às 7h com café da manhã na sede da Aprumo e abertura e apresentação dos projetos desenvolvidos na localidade. O evento que é gratuito segue com a feira dos produtos locais dos agricultores familiares e artesanatos, além de apresentação cultural. No período da tarde, às 16h, acontece a subida do morro para apreciar o por do sol e encerramento na descida.

Na programação, será realizada pelos proprietários do Rancho Epona, a trilha da Pirâmide dos Desejos, com percurso de seis quilômetros. O passeio tem capacidade para 30 participantes, com taxa de inscrição de R$ 35, com direito o café da manhã, camiseta e o condutor.

A técnica da Empaer Ludmila Bodnar explica que o projeto de formatação turística da comunidade de Morrinho, com foco na agricultura familiar, tem como principal atrativo o Morro de Santo Antônio. Ela explica que a iniciativa é desenvolvida em conjunto com a Secretaria Adjunta de Estado de Turismo (Seadtur), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Prefeitura de Santo Antônio de Leverger e a Aprumo.

.

Ludmila destaca que tem ocasião que cerca de 2 mil pessoas sobem o morro em um fim de semana, e os participantes não compram se quer uma água na região. “É preciso explorar o morro de forma consciente com gestão e participação da comunidade local. Essa é a nossa missão. Com a assistência técnica da Empaer vamos mostrar que, com a agricultura familiar e outras opções de lazer, são possíveis agregar como fonte de renda para os produtores da região”.

Ela cita como exemplo o Rancho Epona, do casal Mirian Ferraz e Nilson Ferro, que foram os primeiros moradores que buscaram orientação técnica da Empaer. “Na propriedade rural sustentável, além da trilha, terá área de camping, café da manhã ou almoço com produção e comercialização de doces e licores”.

Participam do roteiro empreendimentos da agricultura familiar, pequenos produtores rurais, chácaras de lazer, espaços para eventos, ateliê e galeria de artes e artesãos. Novos empreendimentos poderão aderir.

Serviço

1º Dia de Campo Turismo Rural na Comunidade

Data e hora:: 11 de Dezembro (Sábado), às 7h

Onde: Comunidade Morrinho

Mais informações: (65) 3341-1139 ou (65) 99994-9410 - O evento é gratuito.

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114