Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Segunda, 06 de junho de 2022, 08h32

Turismo, restauração e conservação em áreas úmidas são destaques no FIT Pantanal


 

.


Sob o slogan “Um só Pantanal", o Fórum Internacional do Turismo (FIT Pantanal) será realizado na próxima segunda-feira, 6 de junho, em Cuiabá (MT).

 

Com o nome “Restaurar e Conservar para favorecer o turismo no Pantanal”, mesa redonda organizada pelo Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP) em parceria com Wetlands International e Polo Ambiental Sesc Pantanal, será promovida dentro do Fórum Internacional do Turismo (FIT Pantanal), em Cuiabá (MT) para levar pautas ligadas à pesquisa, turismo e conservação ambiental dentro do bioma. O evento será realizado nesta segunda-feira (6), em alusão ao Dia do Meio Ambiente celebrado no domingo, dia 5 de junho. Toda a programação será promovida, das 8h às 17h, no Centro de Eventos do Pantanal, na capital mato-grossense.

 

A mesa redonda acontecerá das 9h às 12h. O espaço contará com apresentações de importantes instituições ligadas à área científica, ambiental e de turismo de natureza: Wetlands International, Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal), Sesc Pantanal, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU) mediada pelo CPP.

 

A coordenadora de Modos de Vida da Wetlands International Brasil e Mupan, Lilian Ribeiro Pereira, ministrará a apresentação do tema “Recuperação de Florestas Pantaneiras e o benefício ao Turismo de Vivência: A Iniciativa aquaREla Pantanal” e destaca a importância de parcerias em prol da conservação das áreas úmidas.

 

“Sem dúvida, é um relevante espaço para mostrar sobretudo o protagonismo das comunidades, ou seja, o que elas vêm fazendo em benefício do meio ambiente, como é o caso da Iniciativa Aquarela Pantanal. Trabalho em que atuamos conjuntamente para o reflorestamento dentro do bioma pantaneiro, na maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil, a RPPN Sesc Pantanal. Algo que é fruto de uma parceria com o próprio Sesc Pantanal e o CPP/INAU e que considera aqueles que realmente são os guardiões da natureza, que são as populações tradicionais”.

 

Dentro da mesa redonda também participam Cristina Cuiabália, do Sesc Pantanal, com o tema “Sesc Pantanal: conectando turismo, comunidades e conservação da natureza”, e o pesquisador da UFMT, Alexandre Ebert, com “A importância da conservação, restauração dos campos nativos para o turismo no Pantanal”.

 

O Fórum Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) traz uma programação com palestras, fóruns, mesas redondas, audiência pública, etc. O tema “Um só Pantanal”, do evento, vai ao encontro do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2022 que traz como o slogan deste ano “Uma só Terra”. Ambas as ações chamam a atenção da sociedade para as questões ambientais e focam na vida sustentável em harmonia com a natureza.

 

“Hoje, o turismo de vivência tem sido muito trabalhado, saímos finalmente de casa, após um período longo de reflexão que a covid 19 nos trouxe. Então, cada vez mais as pessoas têm pensado em estar mais próximas da natureza, principalmente após ver como o Pantanal foi castigado pelas queimadas e, também, com o boom midiático causado pela remake da novela Pantanal que traz o bioma como eixo central da trama e desperta o olhar da população para esta área úmida”, avalia Lilian.

 

Agenda - Durante o evento, também será realizada audiência pública sobre políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Pantanal, que contará com a participação da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), da Subcomissão Permanente de Proteção ao Pantanal do Senado Federal, de representantes dos governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e das embaixadas da Bolívia e Paraguai, entre outros.

 

Além disso, ocorrerá a realização de encontro com gestores de turismo, que irão envolver secretários municipais da pasta e interlocutores do setor, inclusive, da Secretaria Adjunta de Turismo da Sedec-MT. Um fórum empresarial de turismo discutirá, ainda, programas de capacitação e treinamento na região turística metropolitana Cuiabá e Várzea Grande.

 

O FIT Pantanal 2022 é organizado pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), em parceria com a Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (Astur-MT) e a Associação Mato-grossense de inclusão Sociocultural (Amiscim) e parceiros. A programação completa pode ser acessada AQUI.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114