|
Tweetar |
Corretores de Imóveis participam de audiência pública para garantir atualização do Plano Diretor de Rondonópolis
Os corretores de imóveis do município de Rondonópolis (220 km de Cuiabá), por meio do delegado municipal do CRECI-MT, Rogério Vinicius Santana e do Conselho Consultivo garantiram a participação, com voz e vez na discussão da atualização do Plano Diretor da cidade, realizada na segunda-feira (19), no auditório da Câmara Municipal do local. Participaram ainda os corretores, Bruno Coutinho coordenador do Conselho Consultivo, o vice-presidente, Benisme Almeida, a conselheira, Rafaely Piva, o conselheiro Michel Araújo e o delegado regional, Wagner Bolonhesi.
De acordo com Santana, este é um grupo que trabalham em parceria para assegurar a atualização do Plano Diretor e retirar da pauta que já se encontra no documento alguns itens que consideram retroativos ao desenvolvimento da cidade.
“É de suma importância a participação do profissional corretor de imóveis junto ao Plano Diretor, por vários fatores, entre eles que estamos na linha de frente do mercado imobiliário e por isso creio que somos mais competentes para julgar questões do mercado. E devido ao nosso conhecimento prático de vivência estamos lutando para retirada de algumas coisas que foram impostas dentro do Plano, pela atual gestão, que consideremos que inviabilizará completamente o crescimento imobiliário e automaticamente o desenvolvimento da cidade e da economia regional”, declarou Santana.
Vinicius ainda destacou a participação e o apoio do presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso, Claudecir Contreira, onde afirmou que “é muito importante para os corretores e para sociedade, porque ele já se mostrou que está preocupado de fato com a profissão e com a economia do estado”.
“A participação dele [Contreira] e seu apoio nessas ações diretas nos dá mais credibilidade e confiança em continuar lutando e articulando para trazer o que é de melhor para nossa profissão”.
O Diretor Tesoureiro e Conselheiro Federal do CRECI-MT, Narciso Vites da Silva, também fez uso da palavra durante a audiência, onde foi proposto a cada uma das entidades presentes e mencionou que a categoria do mercado imobiliário – corretores de imóveis é de “suma importância na discussão do programa – já que no ano de 2021 a arrecadação do ITBI para município foi de aproximadamente de 19 milhões e em 2022 aumentou mais de 20% ficando na casa dos 22 milhões.
“Garanto que praticamente todas essas transações com certeza feitas por meio dos corretores de imóveis por isso é necessário a participação do corretor no Plano, como também na discussão do parcelamento do solo – o qual da forma que está no Plano Diretor, nenhum investidor vai querer vir para Rondonópolis e dessa forma encontrar espaço em cidades vizinhas – devido ao travamento de avançar em nossa cidade”, disse Silva.
O diretor ainda conclamou aos vereadores, que tenham sabedoria e que legislem na causa de muitos e em nome da sociedade.
Além das audiências para ouvir representantes de vários seguimentos, o programa de atualização do Plano Diretor Municipal inclui, ainda, a realização de estudos, levantamento de informações documentais e de campo.
De acordo com o documento o Plano tem como principais finalidades a compreensão em que bases está ocorrendo o processo de
desenvolvimento e crescimento do Município; delimitar ações que busquem aproveitar as potencialidades e sanar/mitigar as deficiências da realidade social; priorizar o direito de todos os cidadãos à moradia digna, em ambiente saudável, e com acesso igualitário aos equipamentos e serviços urbanos; criar condições para o crescimento harmônico, ambientalmente sustentável e territorialmente ordenado dos espaços urbano e rural de Rondonópolis.
Participaram também da audiência pública, os ex-delegados do CRECI-MT, no município, a corretora pioneira Marta Campos e Vicente Dalberto.
Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.
email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114