|
Tweetar |
. |
Incentivar o protagonismo juvenil e estimular o controle social como prática diária, com esse objetivo o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) abriu as portas do órgão para 40 estudantes do Colégio Estadual Militar Coronel PM Jorge Luiz de Magalhães, de Querência (a 842 km de Cuiabá), em mais uma edição do projeto TCEstudantil.
Numa aula diferente, os alunos conheceram a missão, as obrigações e o funcionamento do TCE-MT e do Ministério Público de Contas (MPC), que foram didaticamente apresentados. Também tiveram acesso a decisões, julgamentos, canais de comunicação, sistemas, projetos e ações voltadas à formação da cidadania.
Depois, visitaram todos os setores do Tribunal de Contas e, no Plenário, encerraram o tour pelo órgão de controle externo. “Foi uma oportunidade muito boa para todos nós de conhecer esse lugar, não imaginava que o Tribunal de Contas era assim. Viemos de muito longe, foram 12 horas de viagem, mas tudo valeu a pena”, declarou a estudante Raquel Agar.
. |
O coordenador pedagógico da Escola Superior de Contas e consultor jurídico-geral do TCE-MT, Ghregory Maia, destacou a relevância do projeto. “Quando você antecipa o conhecimento, você faz com que esse conhecimento aumente ao longo dos anos, pois desperta interesse em pessoas que sequer tinham a noção do que é o Tribunal de Contas e, muitas vezes, até de que esse estudante venha a ser um agente público.”
Na ocasião, o professor Kaique Alves pontuou que o intuito é de que os alunos entendam que eles também podem ser um ator político e social, mesmo não tendo um cargo político ou formação. Da mesma forma se manifestou o professor Ivo Rogério da Silva, que ressaltou a importância do questionamento e da crítica com embasamento, com argumentos concretos, que possam ser revertidos em propostas de melhorias aos serviços públicos prestados, por exemplo, em suas escolas, bairros e cidades.
Ao longo da visita, os estudantes também puderem preencher o formulário da Capsula do Tempo, lançada pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE-MT e que será aberta em 2050. “Foi um debate muito rico. Esses estudantes têm uma lista de perguntas muito aguçada, estão muito envolvidos com a realidade local, sob todos os aspectos relacionados à poluição, , desmatamento, aquilo que eles vivem ali no em torno de Querência”, finalizou o membro da Comissão, André Torres.
Fotos Assessoria
Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.
email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114