Cuiabá | MT 20/06/2024
Política Nacional
Terça, 25 de julho de 2023, 12h57

Deputada assina projeto para sustar decreto de Lula sobre armas


.

 
A deputada federal Amália Barros (PL-MT) manifestou seu apoio ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que visa sustar os efeitos do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que restringiu o acesso a armas de fogo. A proposta foi apresentada pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e conta com a assinatura de outros 53 parlamentares, inclusive a deputada mato-grossense. O projeto foi protocolado na Câmara dos Deputados no último sábado (22.07). 

Amália destaca que o decreto assinado pelo presidente na semana passada viola a legislação existente, sobretudo o Estatuto do Desarmamento. “A lei é clara quando determina que o registro das armas deve ser feito no Comando do Exército. Com a publicação do decreto, o controle sobre armas de fogo muda para a Polícia Federal sem sabermos se a corporação está estruturada para isso, o que coloca, inclusive, em risco a segurança de todo o sistema”. 

Ao classificar como ilegal o decreto, a parlamentar pontua que um decreto tem a função de regulamentar uma lei existente. “E, neste caso, o decreto muda a lei que trata desta questão, que é o Estatuto do Desarmamento. Ou seja, Lula comete uma ilegalidade com este decreto e o Congresso Nacional tem o dever de aprovar este projeto e corrigir mais este erro do Governo Federal”. 

O PDL deverá ser encaminhado pela presidência da Câmara para as comissões, antes de ser apreciado em plenário. Se aprovado, segue para o Senado, quando obedece o mesmo ritmo antes de ser promulgado.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114