Cuiabá | MT 11/09/2024
Auto&motores
Segunda, 15 de março de 2021, 08h12

Passeios de domingo: Sihabutr 'Tenn' Xoomsai


.

Uma mistura incomum de passagens alpinas e selva tropical, com vistas dramáticas, curvas desafiadoras e uma revigorante parada para almoço no meio.

Sihabutr Xoomsai, ou 'Tenn' para seus amigos, é um diretor de cinema que vive em Bangkok, apaixonado pela Porsche e pela estrada aberta. Ele cresceu quase sozinho a comunidade tailandesa da Porsche, fundando os populares eventos drive-in Das Treffen (O Encontro) em sua cidade natal, Bangkok, que reuniram um grupo diversificado de entusiastas da Porsche moderna e clássica que agora viajam pelo sudeste da Ásia estar lá.

Sihabutr 'Tenn' Xoomsai, 2021, Porsche AG
Mas para Tenn e seus amigos, nada é melhor do que escapar do congestionamento e do calor do sul para as montanhas remotas da província de Nan, no norte da Tailândia, onde passagens de montanha altas e vazias apresentam a oportunidade perfeita para abrir seus carros refrigerados a ar como a Porsche pretendia.

“Minha estrada favorita é no norte”, diz Tenn. “É um loop que chamamos de Nan - Bo Kluea, e é minha rota preferida atualmente por alguns motivos. Em primeiro lugar, a estrada é muito clara em termos de tráfego - virtualmente não há carros lá. E em segundo lugar, é bastante novo, o que significa que a superfície é muito boa. ”

Comece no norte da província de Nan
O loop em si começa no norte de Nan e sobe rapidamente em ziguezagues furiosos ao longo do 1256 nas montanhas do distrito de Bo Kluea, indo para o leste em direção à fronteira com o Laos. Ao fazer isso, ele também atravessa o parque nacional Doi Phu Kha, lar de várias variedades raras e ameaçadas de árvores e plantas e cujos picos chegam a quase dois quilômetros acima do nível do mar.

“O loop tem cerca de 300 km”, diz Tenn, “então você pode fazer isso em um dia. Normalmente saímos por volta das nove da manhã e almoçamos em Bo Kluea três horas depois. É a viagem matinal perfeita. ” A rota de retorno leva você de volta às montanhas em outra volta espetacular na 1081 que, eventualmente, o traz de volta ao início em Nan.

“Você tem um cenário muito diferente durante a viagem”, explica Tenn. “Há uma parte que é uma floresta típica do sudeste asiático, muito densa e verde, mas assim que você dirige, ela se torna um campo aberto e você pode ver as montanhas ao longe. É realmente bonito."

Apesar do afastamento da região, há vários lugares onde você pode parar para reabastecer o carro e o motorista, e a estrada em si está muito mal. “A área não tem muita agricultura, então você não tem grandes caminhões subindo e descendo o tempo todo”, diz Tenn. “O que significa que a estrada permaneceu quase perfeita ao longo dos anos. Geralmente são duas pistas, como uma estrada B, e não é particularmente rápido, mas há muitas curvas para desfrutar e belas vistas. Existem também pequenos cafés onde pode parar para tomar um café. É tudo muito pitoresco. Agora nos referimos a ela como Toscana da Tailândia! ”

O período de entressafra é a melhor época para viagens rodoviárias na Tailândia
Escolher o seu momento é vital ao fazer uma longa viagem na Tailândia, e Tenn recomenda fazer isso fora da temporada. “Costumamos subir no inverno, quando o tempo está bom, para aproveitar ao máximo as vistas. Eu sugiro ir entre novembro e fevereiro porque os meses de verão são muito quentes e na estação chuvosa tudo pode ficar um pouco complicado. E, claro, o clima mais frio é melhor para um Porsche refrigerado a ar, que é o que geralmente temos lá em cima. ”

Tenn é o orgulhoso proprietário de um perfeito 911 de curta distância entre eixos de 1966, um carro que, apesar de sua idade e das distâncias heróicas envolvidas de Bangkok a Bo Kluea, não é estranho a esses passes. “É meu carro favorito e devo ter feito quatro ou cinco viagens nele agora”, diz ele. “As estradas são pequenas e apertadas, por isso um velho 911 manobrável é perfeitamente adequado para isso.”

Outro aspecto único da rota de Tenn é que, apesar da altitude, ela permanece densamente arborizada, com apenas vislumbres distantes ocasionais entre as árvores para lembrá-lo de quão alto você está.

“Eu nem me percebi até que voamos em um drone até lá”, admite Tenn, “e pudemos ver que a estrada foi construída bem no cume da montanha. Nos lados esquerdo e direito são apenas falésias. Você não vê isso por causa desta densa floresta tropical, mas de vez em quando você chega a uma abertura e vê as montanhas além. E é absolutamente espetacular. ”

Passeios de domingo
Com as restrições de viagens limitando as oportunidades de viagens rodoviárias, a nova série Sunday Drives da Porsche Newsroom pretende saciar a sede de aventura dos leitores, descobrindo as estradas mais bonitas do mundo através dos olhos do pessoal da Porsche ao redor do globo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114