|
Tweetar |
. |
Onde
Hakone Turnpike, Kanagawa, Japão
Comprimento
14 quilômetros, só ida
Modelo
Um clássico desfiladeiro de montanha japonês, com curvas suaves e extensas cercadas por uma vegetação exuberante, culminando com vistas intocadas do Monte Fuji.
Enquanto se preparava para voltar e estabelecer-se no outro lado do mundo em Los Angeles, a adolescente japonesa Kyoko Yamashita pediu apenas duas coisas a seu pai: aparelho ortodôntico e carteira de motorista. E assim começou um caso de amor precoce com carros e cultura automotiva que influenciaria o executivo de marketing e o petrolhead confesso até a idade adulta.
Tendo crescido entre Los Angeles e Tóquio, Yamashita viaja regularmente de volta à capital japonesa, e é a partir daqui que começa uma de suas viagens de sonho. “Gosto de me encontrar com um ou dois amigos para um café matinal em Tóquio, antes de dirigir por cerca de 90 minutos até Hakone Turnpike. Este é o ponto de partida para uma das minhas escapadelas de direção mais gratificantes e, como não dirijo com frequência, gosto de planejar um fim de semana inteiro em torno disso. ”
O Hakone Turnpike é um dos 'toge' mais famosos do Japão, as estradas de montanha sinônimo de cultura de sintonia e deriva hoje. Nesse caso, também é uma fuga popular para muitos residentes da área metropolitana de Tóquio que desejam sair da cidade e voltar para a natureza. As famosas fontes termais da área atraem os urbanos trabalhadores em massa para relaxantes fins de semana sob o magnífico pico nevado do Monte Fuji.
Mini Nürburgring do Japão
“A estrada em si é bastante curta - cerca de 14 quilômetros”, diz Yamashita, “mas é uma estrada com pedágio de propriedade privada, por isso não fica muito ocupada. Obviamente, nos fins de semana você tem outros entusiastas do automobilismo, tanto bicicletas quanto carros, mas mesmo assim não é tão ruim. E a melhor parte é que se você não sair da estrada com pedágio do outro lado, pode continuar subindo e descendo o tempo que quiser. Mesmo sendo uma estrada de mão dupla, muitas pessoas se referem a ela como a mini Nürburgring do Japão. ”
Cerca de 100 km a sudoeste de Tóquio, a meticulosamente mantida Hakone Turnpike sobe a mais de 1.000 m em uma estrada elevada pontuada em intervalos regulares por áreas de descanso e um deck de observação no cume, completo com uma lanchonete que vende lanches e cafés para a jornada adiante. Cercado por uma vegetação exuberante e com vistas deslumbrantes para o Monte Fuji, é um destino em si, mas também uma rota de passagem para a mídia automotiva local e os fabricantes que procuram colocar o hardware mais recente à prova.
A Hakone Turnpike não é uma passagem alpina típica
“Não é uma estrada super-sinuosa ou de alta velocidade”, diz Yamashita, “mas é muito lisa e cheia de curvas longas e extensas. Talvez não seja tão exigente quanto seu passe alpino típico; Eu diria que é um pouco mais relaxante, embora seja desafiador o suficiente. Existem vários cantos cegos e partes da passagem são seções de ponte altas, então você tem uma noção real da altura enquanto escala a montanha. ”
718 Cayman, Kanagawa, Japão, 2021, Porsche AG
A entrada pelo pedágio custa 1460 ienes (cerca de 11 euros) e, exceto em climas extremos de inverno, fica aberta o ano todo. Yamashita sugere tentar fazer a viagem em qualquer um dos lados dos meses de verão. “A melhor estação para ir é a primavera, quando as flores de cerejeira começam a florescer, uma daquelas imagens verdadeiramente icônicas do Japão. Mas o outono também oferece uma incrível variedade de cores - você está rodeado por uma bela folhagem em todos os lugares. ”
A história do Porsche de Yamashita começou com um 987 Cayman S
Com os próprios carros de Yamashita de volta para casa na Califórnia, seu acompanhamento perfeito para esta viagem a leva de volta ao momento em que o bug do Porsche apareceu pela primeira vez. “Em LA tenho um 997 Turbo e um '88 911 Carrera 3.2, ambos com caixa de velocidades manual. Eles são carros especiais para mim e eu os amo por diferentes razões. Mas minha história como proprietário de um Porsche começou com um 987 Cayman S. Foi meu primeiro carro com motor central e o primeiro que levei para a pista. Muitas, muitas vezes, na verdade. Eu morava em San Francisco na época e ia para Sonoma Raceway, Laguna Seca e Thunderhill. Eu tive aquele carro por quase quatro anos e foi muito difícil deixá-la ir! Eu adorava aquela sensação de dirigir com o motor central, então, para uma estrada como a Hakone Turnpike, meu carro preferido seria um Cayman. Ou talvez o 718 Spyder. ”
Kyoko Yamashita, 718 Cayman, Kanagawa, Japão, 2021, Porsche AG
Uma viagem só de ida pela Turnpike pode levar menos de meia hora, mas se você estiver determinado a não voltar, no final da estrada com pedágio, você pode pegar várias rotas alternativas, como o horizonte de Ashinoko e Hakone ou o zig-zagging 401. “Eu geralmente pulo na estrada ao sul por 40 ou 50 km na península de Izu”, diz Yamashita, “onde há uma área conhecida por suas primeiras flores de cerejeira ao longo da margem do rio. Se eu tiver tempo, vou até lá e fico o resto do fim de semana. ”
O relaxamento é um elemento tão essencial para a direção de Yamashita quanto a agitação que ele claramente oferece a ela. Quando questionada se ela tem uma trilha sonora ideal para suas viagens, sua resposta é esclarecedora. “Eu amo música, mas dirigir até mim é uma forma de terapia. Eu era um daqueles motoristas que precisavam de música, mas hoje gosto de focar na estrada e apreciar a paisagem. Quando eu volto ao Japão e tenho a chance de deixar as ruas movimentadas de Tóquio para trás, dirigir é muito zen para mim. O som do motor aumenta a adrenalina e gosto do equilíbrio e do fluxo de apenas estar naquele momento. ”
Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.
email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114