|
Tweetar |
. |
Onde
Geórgia, EUA
Comprimento
80 quilômetros ou duas horas
Modelo
Curvas de cabelo desafiadoras e mudanças de elevação em meio a um cenário florestal deslumbrante.
Hurley Haywood tem um currículo de corridas como poucos no passado ou no presente. Ele não só ganhou as 24 Horas de Daytona, um recorde igualando cinco vezes, mas também recebeu as honras de Le Mans em nada menos do que três ocasiões. Haywood está mais intimamente associado à Brumos Racing e seus carros 911 RSR brancos, vermelhos e azuis instantaneamente familiares, mas ele também foi um piloto de obras da Porsche nos 936, 935 e 956. A última saída de Haywood em sua corrida em casa em Daytona foi em 2012 quando, colaborando com Marc Lieb entre outros, ele terminou em terceiro a bordo de um 911 GT3 com 63 anos de idade.
Hoje, Haywood mora não muito longe de sua amada Daytona e ficou dividido entre seu estado natal e outras duas pessoas quando foi convidado a escolher sua Sunday Drive. “Eu realmente queria falar sobre dirigir em três estados diferentes”, diz ele. “Eu moro na Flórida e há ótimas estradas aqui. Eu adoro dirigir aos domingos de minha casa em St Augustine até Daytona no US 1, através dos pântanos e dos pântanos. Eu fui para a escola em Vermont e eles têm ótimas estradas para dirigir lá também, especialmente perto da estação de esqui da montanha Stowe. Mas se eu tiver que escolher apenas um, vamos nos concentrar na Geórgia! ”
Muitas mudanças de elevação e ziguezagues
A unidade escolhida por Haywood é o Suches Loop, uma estrada alpina densamente arborizada que circunda a Blood Mountain na ponta sul da famosa cordilheira Blue Ridge. “Começa relativamente perto de Atlanta, onde fica a sede da Porsche nos Estados Unidos, e tem cerca de 80 quilômetros de extensão”, diz Haywood. “Com muitas mudanças de elevação e tantos ziguezagues, é uma das estradas mais desafiadoras em que já estive.”
O acesso ao Suches Loop, conhecido localmente como Georgia Dragon, é mais fácil a partir da cidade de Dahlonega, de onde você segue para o norte na Rota 60 em direção à pequena comunidade de Suches, antes de seguir direto para a Highway 180, a Wolfpen Gap Road. Esta estrada estreita e complicada é composta por três passagens espetaculares nas montanhas, Neel's Gap, Hester Gap e Stonepile Gap, e oferece vistas deslumbrantes da Floresta Nacional de Chattahoochee. Quando o 180 se junta à Rodovia 19, aproximadamente à uma hora neste circuito no sentido horário, você vira à direita na estrada de duas pistas mais rápida que serpenteia para o sul novamente para Dahlonega.
Espetacular em todas as estações
“Eu dirigi essa rota pela primeira vez em um evento da Porsche com jornalistas há talvez 10 ou 15 anos”, diz Haywood, “e fiz isso no ano passado e muito pouco mudou. O bom da costa leste é que há muitas mudanças sazonais, e ela sempre é linda. O inverno não é tão bom, é claro, mas a primavera, o verão e o outono são espetaculares. ”
911 GT3, Geórgia, EUA, 2021, Porsche AG
Haywood recomenda fazer o Suches Loop no seu próprio ritmo e ficar de olho na lei. “Existem muitos cantos cegos, então é um lugar onde, se você não estiver prestando atenção, pode ter sérios problemas. Você não quer sair da estrada aqui, então eu reservaria algumas horas para realmente aproveitar a rota e não apenas ir o mais rápido possível. Às vezes, há patrulhas estaduais por aí que você não quer enfrentar. Mas a polícia sabe que este é um lugar onde as pessoas gostam de dirigir e são bastante tolerantes! ”
Ausência relativa de tráfego
Outra vantagem do Suches Loop é uma relativa ausência de tráfego. Embora possa construir na primavera ou no outono, quando as árvores são mais espetaculares, é silencioso na maior parte do ano. “Como a estrada em si é tão desafiadora, você não tende a colocar SUVs e caminhonetes nela”, diz Haywood. “Em vez disso, você obtém motoristas entusiasmados, então, mesmo se você for pego atrás de um grupo de carros, eles geralmente estão indo muito rápido também.”
Quanto ao carro preferido de Haywood para a viagem, só haveria uma possibilidade: “Eu dirigi esta rota em muitos carros diferentes, de 911 Turbos e Caymans ao Taycan. Eu sou o tipo de cara do 911, é claro, e eles são ótimos carros de manuseio, mas todos os carros da Porsche também o são hoje. O 718 é um ótimo carro para dirigir nessas estradas e até mesmo o Taycan, que é um carro relativamente grande, é muito divertido quando você tem todo aquele torque disponível o tempo todo. O Suches Loop é uma boa estrada para qualquer Porsche, mas meu carro preferido ainda seria um 911. ”
Perder-se no ato de dirigir
Para Haywood, parte da atração do Suches Loop é o cenário deslumbrante, mas também é uma oportunidade para ele se perder no ato de dirigir. “É uma área maravilhosa para apreciar o seu carro”, diz ele. “Quando estou dirigindo nesse tipo de estrada, gosto de desligar o rádio e entrar no ritmo, ouvindo as marchas mudando e o som do motor. Se você estiver viajando no Suches Loop como um passageiro, pode ficar quase enjoado porque há tantos ziguezagues, então você precisa ser um pouco sensível aos seus passageiros, mas é tão bonito dirigir por esse tipo de ambiente sozinho , totalmente focado e realmente explorando as capacidades do seu carro. ”
Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.
email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114