Cuiabá | MT 28/03/2024
Né !
Sábado, 04 de dezembro de 2021, 15h30

Documentário em parceria da UFMT estreia em Barra do Garças

.

“O dedo de Deus” é curta-metragem regional
Ofilme “O dedo de Deus: contatos mágicos na Serra do Roncador” tem uma série de exibições para este mês de dezembro. Nesta sexta-feira (3) o filme passou por duas sessões, na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel, no Bairro Santo Antônio, em Barra do Garças (MT). Na próxima terça-feira (7) acontecem exibições às 19h em Barra do Garças e Cáceres, no auditório da Prefeitura Municipal e no 3º Festival de Cinema Olhares do Pantanal, respectivamente. Todas as apresentações são gratuitas.

A estreia nesta sexta-feira marca a primeira de uma sequência de apresentações do documentário em escolas públicas e em cineclubes do circuito exibidor do Araguaia, formado por quatro cidades e três aldeias indígenas das etnias Bororo e Xavante. O curta-metragem retrata o misticismo na cordilheira que é considerada um dos pontos de energia espiritual do planeta. Em Cuiabá a exibição do documentário será no dia 14 deste mês, às 19h, no cinema do SESC Arsenal. Todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 serão respeitados e o uso de máscara é obrigatório.

Com 31 minutos de duração, o filme foi realizado em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT) do campus Araguaia. As gravações durante a pandemia, nos meses de março, julho e setembro deste ano, foram um desafio a mais para a finalização do projeto, que tem locações na Serra do Roncador, no distrito de Vale dos Sonhos, município de Barra do Garças, e em Cuiabá (MT).

Para a idealizadora do projeto, a jornalista Aliana Camargo, a apresentação do trabalho em escolas é uma oportunidade de o público conhecer a sua própria região, geografia e história. “A maioria dos alunos que assistiram ao documentário nunca foi à Serra do Roncador. Além disso, o tema aborda a existência humana, assunto muito propício para a fase da adolescência porque, saindo da infância, as questões existenciais vêm com muita força."

O coordenador do NPD-UFMT, professor Gilson Costta, explica que o apoio técnico, logístico e institucional do núcleo aos realizadores da região e as produções audiovisuais feitas pelo próprio órgão impactam no cenário cultural regional. “Proporcionam um número considerável de trabalhos que passam a compor o acervo fílmico da região, estimulam uma cadeia produtiva que acolhe e qualifica os profissionais dessa área no interior e inserem Barra do Garças no circuito mato-grossense de produção audiovisual.”

A criação de uma rede de cineclubes, com instalações físicas e tecnológicas adequadas, é uma ação do Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD-UFMT), Campus Araguaia, para incentivar a valorização e o conhecimento da realidade local por meio do audiovisual. O NPD é um dos realizadores do filme sobre o misticismo no Roncador, feito com recursos da Lei Aldir Blanc, edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Experiências e evolução como fio condutor

O caminho do documentário passa pelo relato de experiências metafísicas e de evolução da consciência humana vivenciadas pelo ator cuiabano André D’Lucca, um apaixonado pela região. Do primeiro encontro com a serra no município de Barra do Garças (MT), ainda na adolescência, às mais de 30 viagens ao Roncador na fase adulta, André conta sua trajetória em busca de autoconhecimento e de conexão com o divino.

O mistério que transcende a realidade material também entrelaça à narrativa do ator os depoimentos de pesquisadores e de espiritualistas que consideram o Roncador um santuário espiritual e metafísico, um chacra da Terra. Mais do que a porta da Amazônia Legal, a Serra do Roncador seria um portal para o desconhecido.

O título do filme, O dedo de Deus, é uma menção à formação rochosa no Roncador bastante visitada por turistas e místicos do Brasil e do exterior por ser considerada um local de grande concentração energética. Do visível ao invisível, o curta-metragem tem como pano de fundo a reflexão sobre a fuga da rotina e do sistema econômico que valoriza os bens materiais, a busca pelo amadurecimento espiritual que intriga a razão, cura as feridas emocionais e instiga a imaginação.  

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114