Oportunidade prepara gestores para ampliar acesso a recursos e modernizar municípios
A elaboração de um plano estratégico e consistente como direcionamento na captação de recursos foi a principal ferramenta apresentada pela facilitadora Daniela de Cássia Brito, durante o 12º módulo do MBA em Gestão de Cidades do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), realizado nesta sexta-feira (31).
“A prioridade do gestor do município é saber para onde ele quer ir. A partir disso, fica muito mais fácil estruturar projetos, ter uma equipe qualificada e buscar recursos exatamente para aquela carteira de projetos”, pontuou Daniela na aula que teve como tema Financiamento e Captação de Recursos para Cidades Inteligentes.
Ex-prefeita de Monteiro Lobato (SP), a professora usou casos reais e suas vivências na gestão pública para aprimorar os conhecimentos dos alunos. “Em Monteiro Lobato, conseguimos elevar o patamar do município e aumentar em 200% o fluxo turístico, em 28% o índice de educação básica e estruturar a saúde. Mas isso só foi possível porque a gente tinha um planejamento, um plano de gestão”, disse.
Durante o encontro, Daniela Brito ressaltou a importância de um curso formativo voltado aos gestores públicos, especialmente municipais, como o MBA do TCE-MT. “Essa iniciativa do Tribunal de Contas de Mato Grosso, onde 132 dos 142 municípios do estado estão inscritos, vai resultar em um Mato Grosso muito mais qualificado, gestões públicas muito mais inteligentes e eficientes.”
O posicionamento foi corroborado pela aluna do MBA e servidora da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) de Santo Antônio de Leverger, Claudete Ferreira de Castro. Para ela, o curso está transformando a realidade dos municípios. “Hoje, eu vejo o quanto a gente tem avançado no município a partir do conhecimento, o quanto a gente tem buscado participar cada dia mais. Meu trabalho é como técnica e observo que a gente é a porta de entrada da situação financeira do município, e a gente gosta de trabalhar para ver a melhoria na qualidade de vida da população.”
Sobre o módulo, a secretária-adjunta de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Cuiabá, Thania Zanette, relatou que a mensagem foi clara. “Uma coisa muito importante que a professora deixou claro hoje, é que não é só a captação do recurso. Antes de tudo, o município, independentemente do seu tamanho, tem que estar devidamente preparado, com seus servidores capacitados, com um planejamento feito.”
Qualificação e modernização da gestão pública
Coordenado pelo conselheiro Alisson Alencar, o MBA é promovido em parceria com a Faculdade Autônoma de Direito. A pós-graduação integra a estratégia do presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, para qualificar gestores públicos, modernizar a administração e aprimorar os serviços prestados à população.
Com mais de 1,5 mil inscritos, esta edição tem carga horária de 360 horas, distribuídas em 24 módulos. As aulas são ministradas por especialistas de todo o Brasil.
Foto: Alair Brito






















