Cuiabá | MT 26/04/2024
Aifa Naomi Uehara de Paula
5336ca50466a9c44478aab1eadf2381c
Sexta, 03 de julho de 2015, 15h40

Cooperar para garantir benefícios financeiros

Acredito no cooperativismo como alternativa de segurança financeira para a sociedade em geral neste momento de crise

A preocupação com a atual crise financeira já atinge boa parte da população no Brasil. O futuro de aplicações, investimentos e rendimentos ainda é algo incerto diante da recente queda no setor. Em todo o país, bancos e instituições financeiras tentam encontrar soluções para evitar que seus clientes sejam prejudicados por tal momento. E é justamente neste cenário que o cooperativismo tem se mostrado uma forte e segura alternativa para aqueles que não querem correr o risco de perder dinheiro.

Na data de 04 de julho, celebraremos o Dia Internacional do Cooperativismo, movimento surgido na Inglaterra no século 19 durante a Revolução Industrial e que deu aos trabalhadores, entre outros benefícios, a possibilidade de decidir o que seria feito com seu próprio dinheiro. Aqui no Brasil, o a iniciativa teve início em 1902, mas somente em 1995 as unidades foram autorizadas a funcionar como bancos cooperativos. Logo que foram criadas, as cooperativas inglesas baseavam-se na gestão democrática, autônoma e independente pelos associados, além da participação econômica nos lucros para atrair novos filiados. Esses princípios continuam sendo fielmente seguidos por todas as cooperativas de crédito no mundo inteiro.

Por isso que, apesar de tal crise que se instala, cooperativas e seus associados ainda têm motivos para comemorar os bons resultados das instituições em comparação ao desempenho de bancos e demais instituições financeiras. Enquanto pequenas e grandes empresas, corporações e até países anunciam falência e já declararam não terem mais condições de honrar com seus compromissos financeiros, o cooperativismo mostra-se forte e cada vez mais sólido.

São por estes motivos, que acredito no cooperativismo como alternativa de segurança financeira para a sociedade em geral neste momento de crise. Mesmo sendo novas no mercado, as cooperativas de crédito já demonstram sua força e vantagens aos associados. Temos como missão gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis não só aos nossos associados, como as comunidades à nossa volta também. Não ter medo de arriscar pode gerar frutos extremamente positivos. E quando falamos em benefícios financeiros, as vantagens são ainda melhores.

Aifa Naomi Uehara de Paula, presidente do Sicoob Central MT/MS
MAIS COLUNAS DE: Aifa Naomi Uehara de Paula

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114