Cuiabá | MT 08/05/2024
Marcus Fabrício
2a7fe49956b3cc0b4c781604397bf3e8
Terça, 28 de junho de 2016, 18h26

O legado de Júlio

 

 

Eu conheci bem de perto Júlio Pinheiro, esse homem público tão habilidoso quanto polêmico, tão sonhador quanto pragmático, e que nos deixou muito cedo. Cedo demais, sobretudo, porque ele era muito ativo e dinâmico, incansável em sua luta por uma Cuiabá melhor.

Júlio Pinheiro vivia a política 24 horas por dia. Na imprensa, na tribuna e nas reuniões da Câmara de Vereadores, aparecia o Júlio que dava as cartas e tomava as decisões mais importantes. Mas poucos conheciam a sua humildade. Pode parecer um paradoxo, mas toda a liderança ele só podia exercer porque sabia ouvir as pessoas.

Do prefeito ao governador, do líder de bairro ao morador mais humilde da periferia, Júlio escutava a todos com ouvidos atentos. Dessas conversas, concluía quais seriam as suas missões, quais seriam as lutas que deveria travar no ambiente político. Conhecia como ninguém os anseios da população cuiabana e daí vinha o respeito que todos nutriam por ele.

Por seu jeito nada comum de ser, recebia algumas críticas. Mas eu vou dar apenas um exemplo que ilustra bem quem foi Júlio Pinheiro. Tendo assumido a Câmara após gestões consideradas controversas, nas quais a Casa chegou a ser apelidada de "casa dos horrores", Júlio conseguiu não só colocar ordem nas coisas, como chegou a devolver recursos para o Executivo. Recursos que foram usados para saúde e educação.

Júlio deixa um legado não apenas político. As principais mudanças pelas quais a nossa Capital passou nos últimos oito, talvez dez anos, tiveram a contribuição fundamental de Júlio Pinheiro.

Cuiabá, de fato, passa por mudanças concretas em direção a uma melhor qualidade de vida – e essas transformações precisam continuar.

Para mim, não existe melhor forma de se homenagear um político do que dar continuidade aos seus projetos e sonhos. Esse é um compromisso que eu assumo.

Estou assumindo a vaga de Júlio na Câmara de Vereadores, devo a ele muito do que já aprendi sobre política e sinto-me no dever de dar continuidade a seu legado.

Além disso, pretendo continuar a contribuir com a Gestão Mauro Mendes, com quem vinha trabalhando lado a lado, nos últimos anos, para o crescimento do setor do turismo e para a atração de projetos de desenvolvimento sustentável para Cuiabá.

O bom político é aquele que ouve o anseio da sociedade e se doa por uma boa causa, por sua cidade e país. Ainda há muito o que fazer para Cuiabá ser a cidade que queremos, para nós e nossos filhos. Vamos continuar nessa luta. 

Marcus Fabrício é vereador de Cuiabá pelo PTB.
MAIS COLUNAS DE: Marcus Fabrício

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114