Cuiabá | MT 27/04/2024
Max Lima
9bc62c134913d82ff4ba706b4f69486b
Segunda, 25 de setembro de 2023, 13h45

Hipertensos devem ficar atentos a essa onda de calor em Mato Grosso

Quem tem pressão alta deve ficar atento nesses dias de calor intenso que a temperatura elevada acima de 30°C pode favorecer a vasodilatação no corpo, processo em que ocorre uma dilatação nos vasos sanguíneos, e pode provocar mudanças da pressão sanguínea pelo corpo.

Pode ocorrer queda de pressão principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade, além da desidratação gerando desmaio, tontura e arritmia cardíaca.

Sabemos que as altas temperaturas aumentam a espessura do sangue, fazendo subir a pressão e a frequência cardíaca, elevando, assim, o risco de sofrer um infarto ou um derrame.

A orientação nestes dias quentes é manter-se sempre hidratado, evitar a exposição direta ao sol e fazer refeições leves, que exigem menos esforço do organismo durante a digestão. As altas temperaturas podem causar dores de cabeça, desconforto, desidratação, cansaço e podem aumentar o risco de morte precoce por problemas cardiovasculares.

O risco de infarto aumenta quando as temperaturas passam de 32ºC. E como o organismo se desidrata, já que o idoso toma pouca água, ocorrendo o fechamento dos vasos sanguíneos para manter a pressão arterial, e aumentar os batimentos cardíacos para se sustentar.

Para evitar a desidratação, é preciso ingerir bastante líquido. A atenção deve ser redobrada em pessoas de maior idade e que fazem uso de diuréticos. Pessoas hipertensas devem passar por reavaliação médica durante o período de férias pode indicar a necessidade ou não de alterar a dosagem dos medicamentos.

Alerta aos sinais

Fique atento aos sinais que podem indicar um infarto ou AVC nestes dias de muito calor:

• Dor no peito que pode irradiar para o braço, costas ou para o queixo
• Sensação estranha na garganta
• Tontura ou dor de cabeça inesperada e inexplicada
• Batimento cardíaco acelerado

 

Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM, médico do corpo clínico do hospital israelita Albert Einstein, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso(SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida , Saúde e Diagnóstico. CRMT 6194
MAIS COLUNAS DE: Max Lima

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114