Cuiabá | MT 27/04/2024
Fabiana Ramazoti Saturno
734ecbb5fb594ae3093734cb573ba6c7
Quarta, 05 de julho de 2023, 12h52

Advocacia do futuro: a transformação digital não substitui a argumentação humana

Falar em transformação digital é trazer à tona um tema que já conquistou seu espaço cativo em todos os setores da sociedade. Na área jurídica, a revolução é visível. Nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, percebo que a automação de processos aparece como aliada ao fator humano. Ou seja, dentro e fora do ambiente de trabalho, é possível e necessário conciliar as mudanças operacionais, valorizando cada vez mais a presença dos colaboradores.

 

Também noto que a modernização dos ambientes de trabalho, com o uso de softwares e ferramentas digitais, têm sido vista com bons olhos, tanto pela parte operacional quanto pelo consumidor final. Além de fornecer uma ampla gama de funcionalidades, desde a gestão de processos e documentos até o monitoramento de prazos, ela permite que o prestador de serviços economize tempo e aumente sua eficiência e produtividade.

 

Embora possam executar com rapidez processos que demoram certo tempo e poderiam apresentar erros pela falha humana, o conhecimento das automações (robôs e IA's) e os softwares não substituem a experiência, a sabedoria e a responsabilidade de um profissional. No Direito – e também em outras áreas –, a tomada de decisões pela interpretação processual e textual é, muitas vezes, decisiva. Exercer o raciocínio jurídico dentro de um contexto social requer habilidades que plataformas geridas por inteligência artificial não podem proporcionar.

 

Principalmente para as áreas que dependem de aconselhamento, representação e análise, o papel do profissional é de extrema importância. Em relação à área jurídica, o uso de sistemas e a substituição de ações humanas por tecnologia e automação de serviços funcionam perfeitamente na parte operacional, mas não podem ser usados isoladamente para representar uma autoridade jurídica intelectual.

 

Pensando em tarefas burocráticas, repetitivas, de baixa complexidade e alta frequência podem ser executadas por ferramentas artificiais digitais. Os softwares jurídicos são essenciais para gestão, aplicação de automações em tarefas e armazenamento de dados que serão processados, analisados e direcionados para relatórios e dashboards. Todos esses elementos facilitam as tomadas de decisões, aconselhamento jurídico e negociações que são ações exclusivas de um profissional humano.

 

Encontrar o equilíbrio entre a transformação digital e o fator humano é a chave para que os softwares tenham ainda mais sucesso e usabilidade nos escritórios e departamentos jurídicos. O julgamento e a presença humana na tomada de decisões é um ponto que precisa ser avaliado em diversas circunstâncias. Na área jurídica, habilidades de comunicação, como argumentação e persuasão, características inerentemente humanas, são diferenciais vitais para resolução de problemas.

Sobre a TWT Info:

A TWT é uma empresa especializada em gestão e automação através de software ERP para gestão jurídica empresarial e gestão de escritórios de advocacia. Nascida em Belo Horizonte e no mercado desde 1992, com tecnologia de ponta, a plataforma desenvolvida atende às necessidades e particularidades de cada cliente por meio de um sistema integrado de gestão e atende escritórios de advocacia renomados e departamentos jurídicos de grandes empresas

Fabiana Ramazoti Saturno é diretora da TWT Info

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114