Cuiabá | MT 26/04/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 04 de maio de 2016, 11h29

Reformas no Palácio Paiaguás garantirão melhorias e segurança no período de chuva


.

O governador Pedro Taques decretou, em publicação do Diário Oficial que circulou no dia 20 de abril, a abertura no Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Estado de crédito suplementar por Transposição, no valor de R$1,66 milhão destinado ao Gabinete de Governo. O recurso será utilizado para a troca total do telhado e a instalação de passarelas metálicas onde deverão ficar as condensadoras de ar tipo Split. O projeto de reforma, que já foi finalizado pela Secretaria das Cidades (Secid-MT), está agora em fase de licitação e beneficiará todo o complexo do Palácio Paiaguás.

O projeto foi baseado em um relatório técnico realizado pela Secid que detectou o vazamento em vários setores da edificação, um problema que se repete há anos nos períodos de chuva e que se agravou devido a um conjunto de fatores, entre eles as falhas nas instalações e manutenção de ar condicionado e a adoção de medidas paliativas, com a realização de pequenas e improvisadas reformas que apenas pioraram a situação. A visita técnica foi realizada entre os dias 19 e 20 de janeiro de 2015, a pedido da Casa Civil, com uma análise aprofundada sobre o problema. Um relatório preliminar já havia sido realizado em 2011.

Relatório Técnico

Os técnicos constataram que o tipo de telha utilizado no Palácio Paiaguás não é apropriado para cobertura de pequenos vãos, que é a característica da arquitetura da edificação, pois a sua grande curvatura e baixa declividade não impedem a passagem de água no local. Também foi verificado que a aplicação foi executada sem os acessórios que garantam a mínima segurança contra vazamentos.

Outro problema apontado são as instalações e manutenções de ar-condicionado do tipo Split. Não havendo controle e fiscalização, o serviço interfere na eficácia da contenção de água pluvial, já que as telhas são pisoteadas, perfuradas e danificadas por quem acessa a cobertura para realizar estes procedimentos, além de inúmeras interferências de cabos, eletrodutos e tubulações nas calhas, resultado de inúmeras reformas executadas na edificação sem qualquer acompanhamento.

O relatório apontou em algumas áreas uma grande quantidade de condensadoras de ar-condicionado do tipo Split e formação de poças devido ao afundamento causado pelo peso do equipamento. Também foram apontadas instalações elétricas executadas de forma incorreta e perfurações irregulares da laje. Foram encontrados ainda entulhos de obra, restos de metal, sacolas plásticas, entre outros objetos, nas calhas e coberturas, causando obstrução nas tubulações de descida de água pluvial ocasionando o transbordamento das calhas, fazendo com que a água escorra para laje causando infiltrações na mesma.

A solução proposta pelos técnicos no relatório foi a troca total da cobertura inclusive estruturas, calhas e rufos, com a substituição por telhas termo acústicas do tipo sanduiche com 50mm de espessura e 10% de inclinação, mais indicada para o tipo de edificação, com comprovada durabilidade e estanqueidade; a instalação de passarelas metálicas interligando as lajes técnicas onde deverão ficar as condensadoras de ar tipo Split, eliminando os furos na laje que deverão ser tampados e impermeabilizados, o que irá evitar o pisoteio das telhas durante as manutenções e instalações futuras; remoção de toda fiação e tubulações espalhadas na cobertura; limpeza frequente das calhas e coberturas evitando o entupimento. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114