Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 19 de junho de 2010, 08h02
Aniversário

UFMT abre comemorações de 40 anos com professor de Roma e Quinteto de Metais


A conferência “Metrópole comunicacional: fetichismos visuais entre corpos e metrópoles”, com o professor-pesquisador da Universidade de Roma "La Sapienza", Massimo Canevacci, e apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica vão marcar, na próxima quinta-feira (24), às 8h30, no Teatro Universitário, o lançamento das comemorações dos 40 anos de fundação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Criada em 1970, a instituição é responsável pela maior produção científica de Mato Grosso, integrando redes nacionais e internacionais de investigação.

Pesquisador nas áreas de fetichismos visuais, culturas metropolitanas e nativas, comunicação digital e movimentos juvenis, o professor Massimo Canevacci é diretor da revista online AvatarXL - publicação de antropologia, comunicação e artes visuais, e autor dos livros Antropologia da Comunicação Visual e Una stupita fatticità (em fase de tradução), dentre outros. Desde 1984, faz pesquisas, inclusive no Brasil, e tem atuado como professor visitante em diversas universidades européias, norte-americanas, japonesas e chinesas.

Durante a conferência, Massimo Canevacci abordará etnograficamente a transição cultural e comunicaçional da dimensão analógica para digital na metrópole contemporânea. Segundo ele, “o policentrismo significa que consumo, comunicação e cultura têm agora uma importância sempre mais interconectada à tradicional produção”. Para o pesquisador, esse tripé “desenvolve um tipo de público que não é mais o mesmo público homogêneo e massificado da era industrial. É um público muito mais pluralizado ou, poderíamos dizer, são públicos”.

“O conceito de cidade é baseado numa concepção de cidadania e de produção industrial, que é desafiado na nova forma da metrópole flutuante entre o trítico cultura-consumo-comunicação”, reforça. “A cidade é como se fosse um organismo subjetivamente vital que absorve como uma esponja o que acontece e reelabora na sua própria linguagem. Esse tipo de linguagem que a área metropolitana elabora influencia um tipo de comportamento das pessoas seja que moram ou não nessa área metropolitana. Por isso, poderia se dizer que a linguagem da metrópole é baseada sobre lugares, espaços, zonas e principalmente sobre interstícios - uma zona in entre um espaço conhecido e um desconhecido”, explica.

Para ele, “as formas de comunicação baseadas sobre a tecnologia digital são as mais produtivas de transformação. A comunicação desenvolve um tipo de sensibilidade do olhar e da experiência de relação com as outras pessoas, que não estão no mesmo espaço-tempo, mas estão em outro contexto territorial”.

Quinteto de Metais

Formado por cinco instrumentistas de sopro, o Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da UFMT surgiu em 1994. O grupo tem se apresentado em diversas eventos sociais e culturais e salas de concertos em Cuiabá, no interior de Mato Grosso e em Rondônia. O repertório é constituído por peças de diversos períodos da história da música ocidental (clássico, romântico, barroco e contemporâneo) e estilos - as famosas bossas, frevo, choro, valsa e rasqueado, entre outros.

O Quinteto é formado por Edson Ferreira Lopes (trompa), Jorival Ramos (trombone), Benedito Fausto (trompete), Jader Evangelista (trompete) e Aleksandro Ramos – Billy (Tuba).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114