Cuiabá | MT 26/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 08 de julho de 2010, 18h45
IDEB

Educação municipal em Várzea Grande superou qualidade do Estado


A Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande superou as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A divulgação do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o IDEB – de 2009 mostrou avanço no setor. Com uma média de 4,6, as escolas municipais de Várzea Grande superaram o índice previsto pelo MEC que era de 4,3 para o 5º e 9º ano do ensino fundamental. O valor alcançado nesta última edição ultrapassou o definido pelo Ministério como objetivo para o ano de 2011 (4,5) e está muito perto daquilo estabelecido para 2013 (4,8).
 


As unidades municipais também tiveram melhor desempenho no IDEB 2009 se comparadas às da rede estadual que obtiveram as notas 4,5 e 3,9, respectivamente, para a série inicial e final da educação básica - informa a assessoria de imprensa do município. Vale lembrar que esta comparação refere-se às escolas estaduais sediadas na cidade. Várzea Grande possui melhor índice que Cuiabá na esfera municipal. Na capital, as escolas municipais tiveram média 4,5 (5º ano) e 4,1 (9º ano).
 

“O mérito pelo bom desempenho dos estudantes é todo dos nossos educadores que se dedicam todos os dias para a melhoria no ensino público municipal”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura, Wilton Coelho. Ele destaca o empenho do Executivo Municipal em proporcionar aos professores da Rede Municipal de Ensino diversos cursos de qualificação ao longo da atual gestão. “Nunca se teve tantas ofertas de qualificação a esses profissionais em diferentes áreas do conhecimento como agora. Toda semana, iniciamos encontros para capacitação”, destaca.

Mas o secretário ratifica a importância de uma boa estrutura física para a elevação do índice de desempenho dos alunos da Rede Municipal. “Aliada à competência de nossos profissionais deve estar o bem-estar de toda a comunidade escolar”. Segundo ele, 27 estabelecimentos de ensino já estão em fase de reforma de seus prédios. Executadas pela própria equipe de Infraestrutura da Secretaria de Educação e Cultura (Smec/VG), as obras estão em andamento em três e concluídas em outros três centros municipais de educação infantil.


Saiba Mais - O IDEB foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb. (Fonte: MEC)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114