Cuiabá | MT 26/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 07 de dezembro de 2010, 11h06

Prêmio reconhece qualidade dos negócios de MT


Empresas são avaliadas por instituições para aperfeiçoar gestão e competitividade

A busca da qualidade tem feito empresas mato-grossenses se submeterem cada vez mais a critérios de avaliação para contemplar esse quesito perante o mercado. O segundo Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), etapa Mato Grosso, mostrou a tendência.

Em 2009, 88 empresas fizeram o caminho de se inscrever, responder questionários e se deixar avaliar segundo critérios de gestão, qualidade, produtividade e competitividade. Este ano, foram 943 empresas, das quais 574 passaram para a segunda fase por terem respondido todos os itens do questionário. Posteriormente, 27 chegaram à final, após visita de avaliadores para verificar na prática as respostas e aspectos de gestão informados pela direção das empresas. No processo, as empresas recebem diagnóstico de gestão e anotação de pontos fortes e oportunidades de melhoria do negócio.

O cenário de melhor ambiente competitivo das empresas do Estado, assegura a gerente comercial da Gerdau e uma das avaliadoras, Cleoni Tomazela Pereira, já fez elas expandirem serviços para o Centro-Oeste. A empresa, junto com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) são as organizadoras da premiação, entregue na semana passada em Cuiabá.

“Hoje exportamos daqui de Cuiabá fornecedores para Goiás, Distrito Federal e Tocantins. Os empresários de Mato Grosso são de qualidade. Estamos levando de Cuiabá fornecedor de transporte, tecnologia da informação e de recrutamento e seleção”.

Cleoni diz que “os empresários de Mato Grosso são de qualidade”. Ela diz que apesar de a empresa ser uma multinacional, a companhia não existe sem as micro e pequenas empresas.

A diretora do Sebrae-MT, Leide Katayama, explica o quanto é importante os empresários se disporem a serem avaliados por uma equipe independente. “A empresa pode continuar a ganhar posição no mercado para ter padrão contínuo de qualidade e competitividade”.

Coordenador do FNQ e da premiação, Francisco Teixeira informa que as empresas que adotam os critérios de administração exigidos pelo prêmio “têm resultado em termos de rentabilidade e sustentabilidade dos negócios”. Ele disse ter havido progresso no nível de gestão deste ano em relação a 2009.

A gestora estadual do MPE Brasil, Edcleide Nobre, liga o interesse este ano das empresas aos benefícios do prêmio de reconhecimento do mercado. Finalista da fase nacional e ganhador da etapa estadual ano passado na primeira edição do MPE Brasil em Mato Grosso, o empresário Célio Fernandes, da Biológica, teve acesso a seminário internacional sobre gestão realizado em São Paulo no início deste ano.

Finalistas

Na cerimônia estadual da semana passada, 5 empresas de Mato Grosso foram vencedoras e classificadas para a etapa nacional do MPE Brasil em março. As empresas são da categoria indústria, Cocolândia (Rondonópolis); comércio, Webflavia (Várzea Grande); de serviços, Veterinária São Francisco (Cuiabá); serviços de turismo, Qually Travel – franquiada Flytour (Cuiabá); e serviço de educação, Escola Chave do Saber (Cuiabá).

Sócia-proprietária da Escola Chave do Saber, Glória Gahyva, enxerga no prêmio o coroamento do objetivo da empresa pela qualidade. “Estamos no mercado há 25 anos. Participamos da Olimpíada Brasileira de Matemática e temos 3 finalistas. Na de Física, estamos com 2 alunos finalistas”.

Diretora da Webflavia Agência Digital, Flávia Costa, diz que o trabalho dos profissionais da empresa atuam há 10 anos no foco “não só de fazer site, mas acompanhar e ver a empresa crescer”. “É uma área de inovação constante. Nós não apenas criamos. Verificamos o que o cliente precisa, e antecipamos essa necessidade”.

Há três anos em Rondonópolis, o sócio proprietário da Cocolândia Indústria de Envasamento de Água de Coco, Rafael Vilela diz que a orientação empresarial proporcionado pelo Sebrae fez a empresa ter informações sobre gestão, finanças e do próprio rumo do negócio. “Queremos diversificar e atender todo o Estado e o Centro-Oeste. Vamos distribuir produtos em Cuiabá e até 2012 teremos filial aqui”.

Além da classificação para a etapa nacional, certificados e troféus, as 5 empresas receberam o produto Sebrae Mais – soluções de gestão e estratégias empresariais.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114