Cuiabá | MT 07/05/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 11 de fevereiro de 2011, 08h31
Competitividade

Fiemt executará projetos nas micro e pequenas empresas de MT com foco na competitividade


Buscar inovação para alcançar competitividade. Esse é um simples conceito que muitas vezes não é colocado em prática pelas micro e pequenas empresas por falta de apoio. Felizmente esse não será o caso de alguns empreendimentos de Mato Grosso que, em conjunto com os sindicatos patronais, executarão quatro projetos contemplados no Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas Industriais (Procompi), fruto da parceria da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) local.

O programa surgiu da união de esforços da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional, com o objetivo de elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estimulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial. Nesta edição do Procompi (2010/2013), a meta é concluir 100 projetos em nível nacional.

Em Mato Grosso, os segmentos contemplados foram da água mineral (distribuidores e revendas), mobiliário (móveis de metal), gráfico e de reparação de veículos. Estes terão acompanhamento do Sindicato das Indústrias de Alimentação do Estado (Siamt), Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário (Sindimóvel), Sindicato das Indústrias Gráficas (Sigemt) e pelo Sindicato Intermunicipal da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa).

O presidente em exercício do Sistema Fiemt e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MT, Jandir Milan, avalia o programa não só como um estímulo às empresas mas como uma ferramenta de fomento aos negócios. "Fortalecer e promover as micro e pequenas indústrias no contexto de seu território e do setor produtivo, ações coletivas e maior integração com outras instituições induzem ao desenvolvimento sustentável que tanto almejamos", avalia.

PROCOMPI - É desenvolvido desde 2000, sendo esta a quarta edição. Desde então, em todo o Brasil, 242 projetos já foram apoiados e 4366 empresas, de 28 segmentos industriais, beneficiadas.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114