Cuiabá | MT 02/05/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 14 de abril de 2011, 12h21
Fábrica

Governador recebe Empresários da Bélgica


A construção da fábrica de gelatina da PB Leiner – o braço brasileiro do grupo belga Tessenderlo – no município de Acorizal (62 Km ao Norte de Cuiabá) está em fase final de construção e deve entrar em operação, em fase de teste, até o mês de outubro. Essa boa notícia foi transmitida ao governador Silval Barbosa, nesta quinta-feira (14.04), pelo Director Organic Specialties Jan Vandendriessche, que veio ao Brasil para conhecer a obra e conversar com o chefe do Executivo a fim de transmitir a expectativa do Grupo e convidar para inauguração do início da produção. A produção de gelatina para o mercado deve acontecer até abril de 2012.

A fábrica brasileira, em Acorizal, vai gerar cem empregos diretos, produzir 3 mil toneladas/ano de gelatina e 80% deverá atender o mercado externo. Sendo matéria-prima para as indústrias de alimentos, farmacêutica, cosmética, de fotografia e até têxtil. A escolha de Acorizal, segundo o gerente de operações da PB Leiner, Raul Domingues, primeiro, foi pela produção de animais de abate de Mato Grosso, já que a pele bovina é a principal matéria-prima da gelatina; e, segundo, por sua localização estratégica.

O diretor Jan Vandendriessche manifestou ao governador a confiança no investimento que é realizado. Se confirmarem as expectativas do Tessenderlo Group, novos investimentos vão acontecer, com certeza, que poderão ser em outras áreas, como de fertilizantes. Os representantes saíram entusiasmados com a exposição do governador Silval Barbosa na área da logística, dos investimentos e gestão que o Governo vem realizando para implantação dos diferentes modais para o escoamento da produção. Raul Domingues disse que é importante o escoamento não ficar dependente apenas dos portos de Santos e Paranaguá.

O prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá, disse que esse é o primeiro investimento e torce para que outros voltem a acontecer, "se não em Acorizal, mas em outros municípios do Vale do Rio Cuiabá". Figueiredo Sá destaca ainda a importância de um investimento desse tamanho, que já mudou o perfil do município ao empregar em torno de 400 empregos nessa fase de construção e, na segunda, com empregos permanentes, com mão de obra qualificada.

As instalações para produção de gelatinas do Tessenderlo Group estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Reino Unido, China, Estados Unidos e Argentina. A fábrica no Brasil será 100% de gelatina bovina tanto ácida como alcalina.

A cadeia produtiva da bovinocultura de Mato Grosso dá um passo importante, pois demonstra a confiança dos investidores. Ganha também os produtores que vão agregar mais esse valor à criação bovina. O governo de Mato Grosso não para na política de atração de novos investimentos. Os fundamentos da política de incentivo fiscal vêm demonstrando seus resultados.

Acompanhou ainda Jan Vandendriessche, o diretor de Divisão de Gelatina da PB Leiner, Javier Martin.

Foto:Marcos Negrini/Secom-MT

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114