Cuiabá | MT 01/05/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 06 de maio de 2011, 10h36

Imeq-MT doa produtos à Instituições Filantrópicas


Uma nova sistemática foi implantada no Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq-MT) no que se refere a doação de produtos fiscalizados. Desde que tomou posse a nova presidência tem direcionado gêneros alimentícios e materiais de limpeza para creches, abrigos de idosos, Apae e instituições filantrópicas. E os produtos próprios para animais (rações) são doados para o Centro de Zoonoses de Cuiabá.

Na ultima segunda-feira (03.05) além de alimentos foram doados 500 ovos de chocolate de diversos tamanhos, frutos da Operação da Páscoa, para pessoas carentes, entre elas as que são atendidas pela Apae de Rondonópolis e instituições espíritas em Cuiabá, como Wantuil de Freitas, Benedito da Cura e Socorristas de Maria.

O Imeq está com cadastro de entidades que solicitam doação e uma vez por semana faz a distribuição. “O Inmetro exige que o cadastro seja feito na instituição. Antes os produtos eram encaminhados para a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) que fazia a distribuição, inclusive para as mesmas instituições. Mas resolvemos seguir a recomendação do Inmetro e fazer por aqui”, explicou Clodoaldo José Ferreira, presidente do Imeq.

Segundo o coordenador de Fiscalização de Produtos, Rogério Henrique de Oliveira, são todos produtos em perfeito estado de conservação e qualidade. São coletados para análise no laboratório de pré-medidos após o exame em campo, por apresentarem a princípio, inconformidade no que se refere às especificações da embalagem, como peso, por exemplo.

O Imeq é vinculado a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), além de ser um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

PROCEDIMENTO

Os produtos coletados para verificação variam tanto de espécie como no tamanho. Entre eles, leite em pó ou de caixinha, macarrão, óleo, bolacha, feijão, arroz, azeite, extrato de tomate, café, materiais de limpeza em geral, rações, defensivos agrícolas e tantos outros. A oferta dos produtos obedece ao calendário de produtos pré-medidos, conforme a perícia.

O fabricante ou representante do produto é notificado a comparecer para acompanhar a análise. Em casos de ausência do responsável a verificação é realizada normalmente, mas estipula-se um prazo de 48 h para manifestação do interessado, podendo optar em ficar com o produto ou destiná-lo a doação.

De acordo com o coordenador da Fiscalização, “só vão para a doação mediante autorização do responsável. Cabe ao fabricante da mercadoria ou responsável a solicitação para ficar com o produto”.

Segundo informações do setor, há instituições que preferem receber produtos de limpeza, por serem itens mais difíceis de conseguir e considerados de extrema necessidade.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114