Cuiabá | MT 27/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 13 de junho de 2011, 16h51

Seminário debate ferrovia e lança "Carta de Cuiabá"


O Seminário 'Desenvolvimento e Ferrovias – Centro-Oeste' vai dar continuidade ao debate “importância da ferrovia na infraestrutura de transportes e na logística brasileira” e, ao mesmo tempo, aliar as estratégias dos Estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul para esse importante modal de transportes.

O secretário extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, explica que o Seminário “Desenvolvimento e Ferrovias” é uma promoção da Frente Parlamentar das Ferrovias e neste segundo encontro nacional – em Cuiabá, na segunda-feira (20.06), no Auditório Fiemt – além da bancada federal do Centro-Oeste vai envolver as entidades ligadas aos transportes, que são o Ministério dos Transportes, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e América Latina Logística (ALL), detentora da concessão em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Vuolo lembra que a participação dos Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás é importante – até pela localização de Mato Grosso – já que as ferrovias, uma passa por Mato Grosso do Sul e outra vai iniciar em Goiás.

Francisco Vuolo destaca que, além de despertar na população o debate para a pauta ferrovia, o seminário vai extrair o documento “Carta de Cuiabá - Ferrovias”, que será utilizado como referendo para as decisões do Governo Federal em suas ações para o Centro-Oeste.

O segundo ponto importante do Seminário “Desenvolvimento e Ferrovias – Centro-Oeste” é assinatura do “Termo de Compromisso” entre Governo do Estado de Mato Grosso, Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e Valec para elaboração dos estudos e projetos do trecho da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, entre Rondonópolis e Cuiabá, durante a abertura solene. A assinatura desse termo de compromisso, segundo o secretário Vuolo, deve-se a determinação política do governador Silval Barbosa, que criou uma Secretaria para tratar dessa questão e deu autonomia para que se buscasse as melhores soluções.

O termo a ser assinado é uma avanço da minuta inicial que seria apenas para os estudos de impactos ambientais e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA-Rima), e agora vão incluir também, além dos estudos de viabilidade econômica, o projeto básico com definição do traçado da ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá. Esse projeto é que vai garantir que, ao inaugurar o terminal de Rondonópolis, a Valec possa iniciar a construção da ferrovia até Cuiabá.

Os seminários “Desenvolvimento e Ferrovias” vão acontecer em todas regiões do Brasil. A primeira foi em junho, em São Paulo, com os Estados da região Sudeste. O deputado federal Pedro Uczai, presidente da Frente Parlamentar, disse que os seminários servirão para elaborar os diagnósticos regionais e montar a estratégia para a atuação da frente no debate e articulação das políticas de expansão e financiamento das ferrovias.

Para o parlamentar, o modal ferroviário é mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável. Depois do Centro-Oeste acontecerão outros três seminários: na Região Sul (Porto Alegre – 04/07), Nordeste (Salvador 11/07) e Norte (Rio Branco 29/07). As cinco etapas regionais irão subsidiar o Seminário Nacional que acontecerá no dia 06 de outubro, em Brasília.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114